O Departamento de Patrimônio e Serviços Gerais da Secretaria de Governo e Gestão pede a população que pretende fazer melhorias nos jazigos ou capelas dos Cemitérios Municipais para que antecipe as reformas. Os serviços que geram entulhos e resíduos de construção civil só serão permitidos dentro do mês de setembro.
O objetivo é garantir que os espaços estejam limpos no Dia de Finados (02-11), permitindo que os cidadãos prestem suas homenagens aos entes queridos em ambientes dignos e organizados. Em outubro o Município fará as limpezas gerais, além de cortes de grama e podas de árvores, conforme a necessidade dos locais.
Hoje em Chapecó, existem dois Cemitério Municipais, coordenados pelo Departamento de Patrimônio e Serviços Gerais: o Cemitério da Linha Tomazelli, localizado na SC-283 e o Cemitério Ecumênico João Paulo II, que fica na Rua Achiles Tomazelli, esquina com a Avenida Getúlio Vargas.
Cemitério João Paulo II
O Cemitério Ecumênico João Paulo II, do centro de Chapecó, possui área total de 28.900 m², com 3182 lotes ocupados. Cada lote de jazigo ou capela possui quatro lugares. No local, há também o gavetário, com 1312 gavetas (espaço para uma pessoa cada). O Cemitério do centro não possui lotes para venda.
Cemitério da Linha Tomazelli
O Cemitério da Linha Tomazelli
possui área total de 14.698 m², com 962 lotes ocupados entre jazigos e capelas. Esse ainda possui lotes à venda, mas não ocorre de forma antecipada, apenas em casos de emergência (após sepultamento).