Desde o início da pandemia eram permitidas apenas as cirurgias de emergência
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina anunciou a retomada de consultas e cirurgias eletivas de média e alta complexidade em todo o estado. Para o cirurgião geral de Chapecó, João Baroncello, esta é uma boa notícia para aqueles pacientes que estão na fila de espera.
As portarias nº 659 e nº 662, publicadas em 31 Agosto 2020, do Diário Oficial, autorizaram o retorno de tais procedimentos em todas as unidades hospitalares próprias da SES, unidades administradas por organizações sociais, filantrópicas, sob gestão municipal ou privadas. Pela decisão, a oferta de procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade deve respeitar os termos de compromisso e plano operativo contratualizados.
Baroncello destaca que desde o início da pandemia, apenas eram permitidas as cirurgias de emergência e agora com a publicação dessas duas portarias é possível retomar com as cirurgias eletivas, dentro da capacidade de cada hospital.
As unidades já poderão iniciar o chamamento dos pacientes de acordo com as autorizações da Central de Regulação. Caso o paciente convocado apresente febre ou sintomas respiratórios, deverá ser suspenso o procedimento, devendo a Unidade Hospitalar realizar novo agendamento em até 30 dias.
O cirurgião enfatiza que os cuidados são redobrados, já que ainda há riscos de contaminação pela Covid-19, por isso, diminuiu o número de pessoas no centro cirúrgico, bem como a circulação de pessoas. “Isso é uma boa notícia para todos, mas pedimos paciência dos pacientes que estão na fila de espera e esperamos que até o fim do ano este serviço normalize”.
Fonte: Asscom