TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Opinião Coluna | No Caminho | O Amor e suas linguagens

Coluna | No Caminho | O Amor e suas linguagens

O Amor e suas linguagens

A comunicação é fundamental para que os seres humanos se relacionem em sua plenitude; sem ela, certamente teremos conflitos e nossa relação estará fadada ao fracasso! Se comunicar com eficácia é importante em todos os aspectos. Dentre estes, quero destacar a relação conjugal.

No livro, As 5 Linguagens do Amor, Gary Chapman defende a ideia de que o amor é um tipo de linguagem que os casais devem expressar em sua relação. Segundo o autor, cada um de nós “nasce com uma maneira específica de identificar e se comunicar, receber e dar amor”. Esse processo é chamado de linguagem, e as várias maneiras de expressá-la são chamadas de “dialetos”. É importante lembrar que cada pessoa desenvolve uma ou duas delas, afirma o autor.

Quero, em síntese, apresentá-las a você leitor:

1 – Palavras de afirmação
Como o nome diz, são palavras positivas – um agradecimento, um elogio, do tipo: “O jantar estava ótimo!”, “Acho que você faz isso muito bem!”, “Vai dar tudo certo.” Você não precisa ser um poeta para manifestar este tipo de comunicação, mas precisa ser sensível e criativo. Certamente seu cônjuge ficará encantado, sentindo-se muito amado e feliz.

2 – Qualidade de tempo
Um dos grandes problemas na relação conjugal é “a tirania do tempo.” Esta outra linguagem diz respeito a um tempo dedicado exclusivamente e de qualidade a sua relação. As expressões ou dialetos podem ser: conversas de qualidade, passeios, assistir televisão juntos, ir ao cinema, marcar encontros com amigos mais próximos pelo menos uma vez por semana, assim por diante.

3 – Presentes
Quem não gosta de ganhar presente? Mas, existem pessoas que se sentem muito amadas quando recebem um. Não importa o valor, já que, o que importa é a valorização de ter sido lembrada. Pode ser uma flor colhida no caminho ou no quintal da casa, um cartãozinho feito com carinho, coisas simples, porém sinceras, encantam o cônjuge.

4 – Atos de serviço
Aqui Chapman é categórico, quem tem este tipo de linguagem são aquelas que fazem questão de oferecer seus préstimos ao outro como forma de demonstrar seu amor. Lembre-se: O que você faz conta mais do que qualquer palavra. Lavar a louça, consertar a fechadura, levar o lixo para fora, levar o carro para lavar, etc. Demonstram à pessoa o quão importante ela é para você.

5 – Toque físico
Bom! Este dialeto deve ser vivido com intensidade, até porque, quem não gosta de um carinho através do contato físico! Beijos, abraços, cutucões com o cotovelo, mão nos ombros, as relações sexuais, toque suaves pelo corpo, mãos dadas, entre outros gestos, representam essa linguagem. Só não vale sair por aí abraçando todo mundo. Guarde o seu toque para quem realmente é importante.

Nosso desejo maior é que você tenha uma relação marcada por uma linguagem que expresse o amor com intensidade, já que o amor verdadeiro nunca acaba, pois quanto mais amor se dá, mais amor se tem!

“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” (1 Coríntios 13:13).

“Caminheiro, o caminho se constrói no caminhar…”

Bartolomeu Patrício é Teólogo, Psicólogo Clínico e Terapeuta Familiar. Casado com Mariá Pithon, pai de Clara (16) e Pedro (12)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob