Economia brasileira encolheu 1,4% no 1º trimestre, aponta FGV
Queda de 5,6% da atividade econômica em março sinaliza “primeiros impactos” da pandemia do novo coronavírus
O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, que corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos, encolheu 1,4% no primeiro trimestre na comparação com o quarto trimestre de 2020, segundo a segunda prévia do IAE (Indicador de Atividade Econômica) de março, divulgado nesta terça-feira (12), pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
Apenas em março, a atividade econômica foi 5,6% menor do que a de fevereiro, sinalizando “os primeiros impactos negativos gerados pela covid-19 na economia brasileira”, diz a FGV.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, houve crescimento de 0,1%. Em março isoladamente, a atividade encolheu 1,4% na comparação com março de 2019.
O IAE procura antecipar a tendência da economia brasileira a partir da divulgação de três versões com base na divulgação das principais pesquisas mensais de atividade divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a PIM-PF (Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física), a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) e a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços).
Mais cedo nesta terça-feira (12), ao divulgar a PMS, o IBGE informou que o volume de serviços prestados tombou 6,9% em março ante fevereiro e atingiu o pior resultado mensal desde 2011.
Fonte: R7