Mesmo com a abertura dos espaços públicos em Chapecó, Parque Ecoparque segue fechado, isso porquê conforme a prefeitura o espaço será revitalizado. Além de limpeza e manutenção, algumas árvores precisaram ser ‘trocadas’.
Por meio de uma ação coordenada pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDEMA) e Secretaria de Infraestrutura Urbana (SEINFRA), a Prefeitura de Chapecó realiza ações de manutenção, limpeza e ajardinamento no Ecoparque, para proporcionar mais segurança e conforto aos usuários. Se o tempo colaborar, os trabalhos devem durar mais sete dias. Nesse período, o espaço permanece fechado para circulação de pessoas.
• Substituição de árvores exóticas por nativas:
Após laudo técnico da SEDEMA, constatou-se que muitas árvores exóticas, principalmente de espécies conhecidas como eucalipto (Eucalyptus grandis, Eucalyptus dunnii, Eucalyptus saligna) se encontram doentes, em estágio avançado de senescência, ou já mortas.
Antigamente, o Ecoparque era uma plantação de eucaliptos e pinus, e considerando que boa parte dessas árvores foi plantada há cerca de quarenta anos, muitas estão em estado fitossanitário ruim e, inclusive, apresentam risco de queda.
Com o objetivo de melhorar a arborização urbana e dar segurança aos usuários do local, um cronograma de supressão foi elaborado e uma das etapas está em execução. O trabalho é realizado por uma empresa especializada, e acompanhado por técnicos do Município. A ação tem a anuência do Ministério Público de Santa Catarina (9ª Promotoria de Justiça).
Importante ressaltar que, após a remoção dos exemplares exóticos, será feita imediatamente a reposição por árvores nativas da região, priorizando a maior diversidade de espécies possíveis. Além disso, será realizado o monitoramento dos exemplares repostos na área.
• Limpeza e manutenção:
De forma paralela, as equipes de poda, recolhimento de galhos e ajardinamento da SEINFRA realizam o trabalho de limpeza e manutenção do espaço.
Fonte: Barriga Verde Notícias
O conteúdo produzido pela redação deste portal pode ser compartilhado, desde que seja creditado da seguinte maneira: Fonte: Barriga Verde Notícias e linkado o site.