A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na manhã desta terça-feira (19), a quantidade de doses da vacina contra a Covid-19 que será enviada para as 17 regionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Com a distribuição, a expectativa é que 68.121 pessoas receba a vacina na primeira remessa.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, no total foram recebidas 144.040 doses da CoronaVac nesta segunda-feira, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica.
As unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica de Joinville, Florianópolis e Blumenau vão receber o maior número de doses. No entanto há municípios que vão receber menos que 15 imunizantes como: Painel, Brunópolis e Doutor Pedrinho.
Os números divulgados pela SES são estimativas de pacientes a serem vacinados em cada grupo e não incluem um adicional de aproximadamente 5% a ser enviado às regionais, que corresponde à perda operacional já esperada em campanhas de vacinação.
Distribuição e segurança
A distribuição começou na manhã desta terça (19) com esquema de segurança reforçado. A expectativa da SES é que até 13h todas as centrais já tenham recebido as vacinas.
As doses para a região Oeste foram enviadas por avião, que decolou por volta das 8h de Florianópolis, segundo o Corpo de Bombeiros. Foram enviadas dez caixas com 16.500 doses. O desembarque irá ocorrer em Videira, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste.
Para as demais áreas catarinenses, as doses chegam por via terrestre. O despacho das caixas com as doses começou também nas primeiras horas da manhã. Até as 7h30, do centro de distribuição da SES de São José, saíram veículos com carga de vacina para Itajaí, Blumenau, Tubarão e Araranguá.
Veja a distribuição por regional e municípios
Lista de distribuição da CoronaVac em Santa Catarina — Foto: Secretaria de Estado da Saúde/ Divulgação
As doses chegaram ao estado na manhã de segunda. No mesmo dia, o governo vacinou as três primeiras pessoas. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informou que as vacinas recebidas até agora serão aplicadas da seguinte forma:
- Idosos que moram em instituições de longa permanência: 6.026 pessoas
- População indígena: 7.710 pessoas
- Trabalhadores da saúde: 54.385 pessoas
- Total: 68.121 pessoas
É preciso lembrar que cada um precisa receber duas doses.
Grupos
Confira abaixo quais grupos fazem parte desta primeira fase da vacinação contra Covid-19:
- Primeiro: trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena. População estimada deste grupo é de 426.678 pessoas em todo o estado.
- Segundo: pessoas de 60 a 74 anos. População estimada deste grupo é de 844.644 pessoas em Santa Catarina.
- Terceiro: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença. População estimada deste grupo é de 1.365.028 pessoas no território catarinense.
- Quarto: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. População estimada deste grupo é de 166.289 pessoas em Santa Catarina.
Primeiros vacinados em Santa Catarina
O enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Santa Catarina. Ele recebeu a primeira dose por volta das 17h35 desta segunda no Instituto de Cardiologia em São José, na Grande Florianópolis.
Santa Catarina foi o primeiro estado do Sul do Brasil a começar a vacinação contra a Covid-19.
O enfermeiro é morador da capital, tem 55 anos e trabalha há 28 no Hospital Celso Ramos, de Florianópolis. Em seguida, foi vacinado o idoso de 81 anos João de Jesus Cardoso, que mora em uma instituição de longa permanência.
Por fim, foi vacinada a líder indígena Kerexu Yxapyry, da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
As profissionais que aplicaram as vacinas são Patrícia Coelho, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), e Iula Luana Bastos, gerente de imunização da Prefeitura de São José.
Secretário e governador pedem que população continue prevenção
Após as três pessoas serem vacinadas, o secretário de Estado da Saúde, André Motta, pediu que a população continue com a medidas preventivas contra a Covid-19.
“Preciso lembrar que, apesar do início da vacinação, continuamos com a pandemia entre nós. Precisamos continuar com isolamento, uso de máscara, isso é fundamental”, disse André Motta.
O reforço para que a população continue se cuidando foi feito também pelo governador Carlos Moisés.
“Temos na vacina a esperança de dias melhores. Se tudo der certo, passaremos o ano de 2021 vacinando. Por isso, precisamos continuar com as normas editadas pelo Governo de Santa Catarina e apoiadas por cada prefeitura. Estamos recebendo, ainda de forma incipiente, essas primeiras doses, que serão encaminhadas a cada uma das populações estabelecidas como preferenciais”, afirmou Moisés.
Boletim da Covid-19
De acordo com o boletim desta segunda-feira (18), Santa Catarina tem 543.389 casos confirmados de Covid-19, com 5.919 mortes. Do total de pacientes, 18.769 estão atualmente em tratamento.
A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública é de 78,9%. Dos 1.534 leitos existentes, 1.211 estão ocupados, sendo 525 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Há 323 leitos vagos.
Fonte: G1