Site icon Barriga Verde Notícias

Unidades da Atenção Básica de Saúde de Chapecó passam a atender pacientes sem Covid-19

Foto: Prefeitura de Chapecó

Desde março deste ano, pessoas com problemas de saúde, infecções e doenças distintos a Covid-19 não estavam sendo atendidas presencialmente nos Centros de Saúde da Família no município.

No entanto, no dia 20 de maio, o governo de Santa Catarina, através das Portarias SES nº 341 e 342, autorizou o retorno das atividades ambulatoriais de consultas, exames eletivos, agendamento e a realização de alguns procedimentos cirúrgicos no estado.

Em vista disso, na manhã desta terça-feira (09), em live no Facebook, a diretora técnica da Comissão de Respostas ao Coronavírus, Aldarice Pereira da Fonseca, esclareceu como se dará o processo de retomada destes atendimentos em Chapecó.

Para centralizar os atendimentos e tornar este processo seguro, os pacientes com sintomas da Covid-19 devem procurar os ambulatórios de campanha.

A coleta de material para testes também será realizada somente nestes pontos. Apenas os moradores do interior que não conseguem ir até estes locais, poderão ser atendidos nas Unidades da rede de Atenção Básica.

Segundo Aldarice, um cronograma de retorno das atividades foi organizado. A partir da segunda-feira (15) os atendimentos iniciam com as crianças menores de 1 ano de idade. Ao realizar agendamento para atendimento, os profissionais da saúde entrarão em contato com os pais para organizar a data de ida a unidade.

Posteriormente, serão atendidos pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Pacientes que fazem uso de medicação contínua que necessitem de atendimento, também poderão telefonar às suas unidades, agendar suas consultas.

Para evitar os riscos de contágio do coronavírus é necessário primeiramente telefonar para agendar a consulta, para depois ir até o local.

“Para que não seja a unidade um local que ocorra a possibilidade de contaminação, precisamos ter poucas pessoas circulando e que os agendamentos sejam em intervalos seguros”, destaca a diretora técnica, Aldarice Pereira da Fonseca.

O Centro de Especialidades voltou a atender no dia 25 de maio, porém, com menos atendimentos por sala e por horário. Será seguida a lista de classificação de riscos para que todos os pacientes sejam atendidos. No momento, somente pacientes em estado grave podem acessar os serviços.

 

Fonte: Barriga Verde

O conteúdo produzido pela redação deste portal pode ser compartilhado, desde que seja creditado da seguinte maneira: Fonte: Barriga Verde Notícias e linkado o site.