Site icon Barriga Verde Notícias

Tubulações de aço do Projeto Rio Chapecozinho chegaram no Oeste

(Foto: Casan /Divulgação)


Chegaram na manhã de hoje, dia 14, a Chapecó as primeiras carretas carregadas com as tubulações do Projeto Rio Chapecozinho.

Produzidas em aço carbono especialmente para esta obra, material capaz de suportar altas pressão de água, as adutoras de 15 metros cada viajaram desde Piracicaba, onde estão sendo fabricadas nos pavilhões da empresa Centerval Industrial.

A chegada das adutoras representa o primeiro ato efetivo da obra aguardada há anos pelas comunidades do Oeste de Santa Catarina, especialmente Chapecó, Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta, os quatro municípios que serão beneficiados com este investimento de R$ 195,7 milhões.

A produção das peças e o transporte até o Oeste fazem parte do acordo firmado há 10 dias entre Governo do Estado, CASAN e as empresas vencedoras do processo licitatório para dar o máximo de celeridade ao projeto.

As peças foram descarregadas em terreno localizado em uma grande área do Bairro Efapi, em Chapecó, de onde serão deslocadas aos poucos para cada canteiro de obra espalhado ao longo do trajeto da obra.

Anunciado oficialmente dia 3 de dezembro, o Projeto Chapecozinho tem 58 quilômetros de extensão de adutoras. No trajeto, serão construídos reservatórios, estações de recalque (bombeamento) e de tratamento de água.

A previsão de conclusão da obra é de três anos, quando o sistema estará apto a captar, tratar e distribuir 1,2 mil litros de água por segundo.