A nova versão da classificação de risco da pandemia em Santa Catarina, divulgada pelo Secretaria de Estado da Saúde na noite de quarta-feira (22), traz nove regiões em estado gravíssimo, o mais alto nível de alerta. São duas a mais do que na semana passada, indicadas em vermelho no mapa.
Subiram de nível grave, na última semana, para gravíssimo, as regiões Oeste, Meio Oeste e Extremo Sul. Também estão nessa condição a Grande Florianópolis, Nordeste (Joinville), Médio Vale do Itajaí (Blumenau), Foz do Itajaí-Açu, Xanxerê e Carbonífera.
A situação é melhor, em comparação com a semana passada, para a região de Laguna, que desceu de nível gravíssimo para nível grave. Nessa mesma classificação estão o Alto Vale do Itajaí, Serra, Alto Vale do Rio do Peixe, Planalto Norte e Alto Uruguai. Apenas o Extremo Oeste está em nível alto de risco – o de menor gravidade na atual avaliação.
Dos quatro quesitos avaliados – índice de isolamento social, ampliação dos leitos de UTI, testagem da população e fluxo de atendimento – o isolamento social é o ponto mais delicado no Estado. Está em nível gravíssimo em praticamente todas as regiões, exceto o Extremo Oeste, onde o nível é grave.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
No último domingo (19), por exemplo, o nível mais alto de isolamento social no Estado foi registrado no Médio Vale do Itajaí, com 53,8%. Em 12, das 16 macrorregiões do Estado, esteve abaixo de 50%.
Santa Catarina chegou registrou 3.081 novos casos de coronavírus nesta quarta-feira. O Estado tem 59.558 registros, e 764 óbitos. A taxa de letalidade é de 1,28%.
Fonte: NSC