Site icon Barriga Verde Notícias

Sobe para 322 o número de mortos na fila de espera por leitos de UTI em SC

Apenas a região Oeste de SC não tem fila de espera nas UTIs no momento (Foto: Mauricio Vieira, Secom)

A lotação dos hospitais em Santa Catarina já fez com que 322 pacientes com Covid-19 morressem à espera de um leito de UTI no Estado este ano. Os números foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde em ofício enviado ao Ministério Público nesta sexta-feira (16).

Conforme os dados oficiais, em abril até o esta quinta (15) o Estado já havia registrado a morte de 17 pacientes que esperavam por uma vaga de UTI. No mesmo período, 212 solicitações de busca por leito foram feitas.

Desde janeiro Santa Catarina registra mortes na fila de espera dos hospitais, mas foi em março que os números atingiram a situação mais dramática. Durante o pior momento da pandemia, foram mais de 1,2 mil solicitações de busca por UTI e 266 pacientes mortos enquanto aguardavam.

Segundo o balanço mais recente divulgado pelo governo catarinense, na quinta-feira (15), 131 pacientes com Covid-19 esperam por uma vaga de tratamento intensivo no Estado atualmente. Outras 62 pessoas estão na fila de leitos clínicos, sem necessidade de UTI.

Apenas a região Oeste do Estado permanece com a fila de espera zerada. As regionais da Serra e da Grande Florianópolis, que estavam sem fila nos últimos dias, possuem agora um paciente cada aguardando vaga.


Fonte: NSC