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Sem aulas presenciais, alunos escrevem cartas para exercitar produção textual

(Foto: Prefeitura Municipal de Chapecó)

Na impossibilidade de aulas presenciais, as escolas municipais seguem desenvolvendo atividades significativas, ricas em conhecimento e que acima de tudo gerem movimentos positivos aos alunos e suas famílias.
Trabalhar os componentes curriculares com atividades que possibilitem estimular a empatia, reflexão e consciência em tempos de pandemia, podem gerar grandes resultados. Professores e equipe diretiva, planejam o melhor para seus alunos, sempre respeitando o momento de distanciamento físico; para os alunos, as atividades amenizam a saudade dos colegas, professores e da rotina dinâmica que só escola contém.

Todos aguardam ansiosos o perigo passar e juntamente com suas famílias sabem que o momento é de resiliência e cautela. Para resguardar o afeto entre colegas e professores, algumas atividades tomam destaque pelo caráter sentimental que produzem, como é o caso das turmas de 3º ano do Ensino Fundamental da EBM São Cristóvão, onde as professoras dos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Geografia, Educação Física e Arte, instrumentalizaram um plano de aula que procura respeitar o percurso formativo e permite ampliar o conhecimento através da produção textual de Cartas.

Além de aprender a produzir textos na primeira pessoa, os alunos conheceram a história da carta e sua evolução ao longo dos anos; aprenderam sobre a história da “Carta da Terra: Uma Declaração Universal dos Deveres Humanos”, que teve a participação de várias nações e foi concluída no ano de 2000.

Na produção textual cada aluno deveria contar aos colegas como está sua rotina, o que está sentindo, do que sente falta, o que está aprendendo com a quarentena e como imagina o reencontro com a turma. Geograficamente foram estimulados a observar e reconhecer o lugar onde moram e ainda conversar com suas famílias sobre as brincadeiras preferidas da infância, algo que também poderia ser relatado ao colega destinatário. Para finalizar cada um poderia fazer uma arte postal refletindo seus sentimentos neste momento de isolamento social e que posteriormente será entregue pelo remetente ao colega destinado.

Para a professora Daiane Christ, de Língua Portuguesa, “cada dia que passa ficamos mais perto do reencontro. Enquanto esse momento não chega, vamos preparando as atividades, com muito carinho e atenção. Nos enchemos de alegria ao vermos seus rostos nas fotos das atividades e nos áudios cheios de amor e saudade. Agora recebemos o abraço no coração. Logo mais esse aperto será físico, no nosso reencontro. É lindo ver o que cada um tem a dizer nas cartas”.

O aluno Vitor Lucas Bedin Piccolli, diz que “a coisa boa nessa quarentena é poder ficar com a família e ter saúde. Não vejo a hora de voltar, já me imagino correndo com meus amigos pela escola. Me despeço de vocês com um grande abraço e até breve”.