Site icon Barriga Verde Notícias

SC suspende transferência de pacientes com Covid-19 para o ES por dois dias

— Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informaram nesta terça-feira (9) que estão suspensos nos próximos dois dias, na quarta (10) e quinta-feira (11), os transportes de pacientes para tratamento da Covid-19 no Espírito Santo.

A Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde havia alertado para uma possível suspensão das transferências em razão do aumento na demanda de pacientes naquele estado. Nesta terça-feira, um paciente do Oeste catarinense ainda foi transferido para o estado capixaba.

O comunicado da tarde desta terça afirma que, após este período, a situação será monitorada a cada dia pelas equipes da secretaria, a fim de verificar disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Espírito Santo para realização de novas transferências.

Nesta terça, o superintende de Urgência e Emergência, Diogo Losso, disse que na sexta será reavaliada a possibilidade de envio de novos pacientes. Segundo ele, a decisão de suspensão foi acordado entre os dois estados.

“Em comum acordo, pois eles também estão com aumento de casos. Nestes próximos dois dias vamos entender como está a demanda deles, se vão conseguir ainda nos ceder as vagas. Depois disso vamos voltar a conversar e aí se for o caso, na sexta-feira (12) a gente retoma os transportes”, disse Diogo Losso

Com a decisão, tanto transferências realizadas pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) quanto transferências em voos privados estão suspensas.

Segundo a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado do Espirito Santo nesta terça-feira, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 74,71%. O estado capixaba havia disponibilizado até 16 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para os catarinenses.

O anúncio foi feito após Santa Catarina atingir colapso na saúde. O estado é o quinto do país com mais casos confirmados de Covid-19. No total, 709.077 pessoas foram infectadas desde março de 2020 e mais de 8 mil morreram em decorrência da Covid-19.

Os hospitais catarinenses estão lotados e há fila de espera por leitos especializados por unidade de terapia intensiva. A taxa de ocupação nos leitos adultos para Covid está em 99%. Pelo menos 71 pessoas morreram pela Covid enquanto aguardavam por UTI.

Transferências realizadas

Nesta terça mais um paciente de 59 anos com Covid-19 foi transferido de Chapecó, no Oeste catarinense, para uma unidade de terapia intensiva no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra do Espírito Santo. Ele é o quinto paciente transferido e chegou perto das 16h no estado capixaba.

O transporte de um outro paciente, que também estava programado para esta terça, acabou não acontecendo. Segundo Diogo Losso, a transferência seria feita por uma empresa privada contratada pelo Hospital Regional do Oeste e a suspensão da partida não tem relação com a decisão estadual.

O sepultamento do primeiro paciente com a doença transferido para o Espirito Santo ocorreu nesta terça-feira (9) em Chapecó. Ele foi levado para o Espírito Santo na quarta (3) e morreu no sábado (6).

Fonte: G1