A Secretaria de Saúde de Santa Catarina autorizou nesta quinta-feira (24) a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde. Podem receber a dose os idosos que tenham tomado o primeiro reforço há quatro meses ou mais.
A segunda dose de reforço deve ser realizada com as vacinas dos laboratórios Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente dos imunizantes usados anteriormente.
De acordo com o Ministério da Saúde, a aplicação da segunda dose de reforço é importante para a proteção dos idosos contra a Covid-19, tendo em vista que estudos apontam a diminuição da efetividade das vacinas neste público a partir de três a quatro meses depois da aplicação.
Vacinação contra Covid em SC
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do estado afirmou que a cobertura vacinal com a primeira dose de reforço em Santa Catarina está baixa, em 38,4% entre os adultos, de 18 anos ou mais.
Considerando apenas o grupo de idosos, de 60 anos ou mais, a porcentagem é de 73,49%. Naqueles de 80 anos ou mais, é de 75%. A Dive destacou que o recomendado é, pelo menos, 85%.
Diante desse quadro, o órgão afirmou que a prioridade dos municípios é a aplicação da primeira dose de reforço. Porém, aqueles que já tiverem doses disponíveis para a segunda dose de reforço podem começar a aplicação nos idosos de 80 anos ou mais.
Fonte: G1