Esse ano o arraiá vai ter que ser em casa, sem aquelas festas cheias de gente como gostamos. Ainda assim, os festejos juninos podem ser especiais e repletos das delícias que a data pede. Selecionamos duas receitas pra lá de gostosas, com ingredientes típicos da época para você se deliciar.
Quer aproveitar ainda mais? Providencie bandeirinhas, espalhe pela casa e aproveite para fazer uma tarde ou uma noite diferente. São João merece! Confere:
Pavê de Amendoim
Ingredientes:
2 pacotes de biscoito tipo maizena
400g de amendoim torrado e moído sem sal (reserve 100g do amendoim para decoração e finalização)
Para o Creme:
2 latas de leite condensado
400ml de leite (reserve 100ml, para umedecer os biscoitos)
2 gemas
200g de creme de leite
Modo de preparo
Creme: Em uma panela média, junte o leite condensado, 300ml de leite e as gemas peneiradas. Misture bem e leve ao fogo baixo até obter um creme espesso. Desligue o fogo, adicione o creme de leite e 300g de amendoim triturado. Deixe esfriar.
Montagem: Em um refratário comece colocando uma camada de creme e em seguida os biscoitos umedecidos em leite. Vá alternando as camadas. Finalize com uma camada de creme e mais o amendoim reservado. Leve à geladeira, por no mínimo 4 horas. Se preferir prepare de véspera.
Bolo de Milho Verde
Ingredientes:
4 espigas de milho-verde
1/2 xícara (chá) de óleo
1 lata ou caixinha de leite condensado
3 ovos
1 e 1/2 (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Meia colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo:
Debulhe o milho, cortando os grãos rente ao sabugo. Em um liquidificador, bata o milho com meia xícara (chá) de água. Passe por uma peneira e retorne o creme de milho no liquidificador. J
unte o óleo, o leite condensado e os ovos e bata bem. Em um recipiente, despeje essa mistura, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem. Despeje a massa em uma forma redonda de furo central (20 cm de diâmetro) e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito na massa, este saia limpo. Espere amornar, desenforme, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.
Dica:
– Se desejar, substitua as espigas de milho por 2 latas de milho em conserva escorrida).
– Se desejar, você pode adicionar à massa 100 g de coco seco ou 250 g de coco fresco ralado.
– Para um sabor de milho mais forte, prepare o bolo sem coar o bagaço. Nesse caso, basta bater o milho com o restante dos ingredientes no liquidificador. Não é necessário peneirar a massa, nem adicionar a água que seria utilizada para processá-lo.
Fonte: Correio do Povo