Site icon Barriga Verde Notícias

Radar de R$ 10 milhões volta a funcionar em SC, após 5 meses

Radar de Lontras — Foto: James Tavares/Secom

O radar meteorológico de Lontras, no Vale do Itajaí, voltou a funcionar após ficar fora de operação por pelo menos cinco meses, divulgou a Defesa Civil estadual na quarta-feira (3). O equipamento de R$ 10 milhões passou por vistoria e está com “‘ funcionamento assistido”.

Ele foi acionado no sábado (30). Agora, funciona normalmente, mas segue sendo monitorado pela empresa responsável pela manutenção e troca de uma peça de rolamento, que estragou em agosto.

O radar é fundamental para Santa Catarina, pois emite alertas precisos e de curto prazo para os moradores, especialmente no Vale do Itajaí, onde três cidades foram atingidas por enxurradas em dezembro, deixando 21 mortos.

Inaugurado em 2014, cobre 191 dos 295 municípios catarinenses. Enquanto estava parado, foi substituído pelo radar que fica no Morro da Igreja, em Urubici, na Serra catarinense.

No entanto, este equipamento não tem capacidade para detalhar chuvas mais concentradas na região do Vale do Itajaí por causa da diferença topográfica.

Em janeiro, a Defesa Civil informou que o equipamento passava por calibração e que voltaria a funcionar o mais breve possível, sem precisar data.

Radar e chuvas no Vale

Em dezembro, na época da enxurrada, a Defesa Civil do Estado afirmou que a inoperância desse radar em Lontras não prejudicou os alertas que foram emitidos na noite do temporal. Mas prefeitos da região disseram em janeiro que ele é importante para evitar problemas e “salvar vidas” e cobravam manutenção do equipamento.

No leito do ribeirão que se transformou em pesadelo para os moradores de Presidente Getúlio ainda há carros e entulhos um mês depois de enxurrada — Foto: Luis Souza/ NSC TV

O Vale do Itajaí é conhecido também pelas frequentes chuvas intensas, que provocam alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Para os prefeitos da região, a volta do funcionamento do aparelho Lontras era de suma importância.

“Esse radar, de fato, se funcionar, contribui muito para evitar, não o desastre em si, mas a gente pode salvar vidas”, afirmou em janeiro Adriano Poffo (MDB), prefeito de Ibirama, à NSC TV.

Sem as informações fornecidas pelo radar de Lontras, os municípios da região enfrentavam falta de informações de curto prazo sobre a previsão do tempo.

Fonte: G1