Na tarde da terça-feira (09), a administração municipal de Xaxim editou um novo Decreto de acordo com o Mapa de Risco do Governo do Estado, que determina e monitora as ações de enfrentamento à Covid-19 em Santa Catarina. Além do aumento dos casos de Coronavírus no município, bem como os altos índices de ocupação de leitos de UTI na região, Xaxim está na bandeira vermelha (gravíssimo) e por isso algumas atividades estão proibidas.
Segundo o novo Decreto, os supermercados, lojas, agências bancárias e demais estabelecimentos comerciais deverão respeitar obrigatoriamente a ocupação máxima de 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade. Além disso, deverão realizar obrigatoriamente a aferição da temperatura de todos os clientes, na entrada do estabelecimento, assim como deverão disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos dos clientes e colaboradores.
Nas ruas e avenidas do município é obrigatório o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e cinquenta centímetros).
Outras medidas são o fechamento de parques e praças das 22h às 7h da manhã, suspensão de eventos esportivos e redução da lotação de academias para 50%. Fica proibida as atividades de casas noturnas, pubs, bailões, boates e tabacarias até o dia 15 de fevereiro. O horário de bares e restaurantes foi reduzido em uma hora, fechando as portas às 22h e atendendo de portas fechadas até às 23h. Apresentações artísticas em bares, restaurantes e eventos sociais estão proibidas.
Nas redes sociais a Prefeitura adotou uma campanha mais dura de conscientização. Veja algumas publicações que foram feitas:
Fonte: Prefeitura de Xaxim