Novo decreto estabelece regras de funcionamento do comércio, praças e transporte coletivo
Foram empossados na manhã desta sexta-feira, no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, em Chapecó, o prefeito João Rodrigues (PSD), o vice-prefeito Itamar Agnoletto (PP) e os 21 vereadores, para o mandato 2021/2024.
João Rodrigues e Itamar Agnoletto obtiveram 50.467 votos na eleição realizada em novembro, o que correspondeu a 47,6% do total. Eles substituem Luciano Buligon (PSL) e Élio Cella (PL), respectivamente.
A sessão de posse, realizada pela Câmara de Vereadores, foi presidida pela vereadora eleita Sueli Sutilli (PSD). Houve um minuto de silêncio pelas vítimas do Covid-19, sendo citado o ex-presidente da Chapecoense, Paulo Magro, que faleceu na quarta-feira.
Em seu discurso de posse o prefeito João Rodrigues disse que um dos principais desafios é o combate a pandemia do coronavírus. Para isso está buscando com laboratórios nacionais a compra de vacinas, para antecipar a imunização, com prioridade aos funcionários da saúde. Chapecó já soma 123 mortes pela Covid-19. Antes da vacina chegar a nova administração vai recomendar o tratamento precoce.
“Estamos perdendo conhecidos, amigos, familiares, pessoas conhecidas na cidade e eu não vou ficar esperando. A partir de segunda-feira teremos um protocolo para tratamento precoce. Não faltou boa vontade mas há resistência de alguns. O vírus não tem partido”, disse Rodrigues.
Ele também assinou um novo decreto com as regras de funcionamento do comércio, restaurante e bares. O horário dos serviços não essenciais foi ampliado das 22h para às 24h. Mas não poderá haver aglomeração em espaços públicos e privados.
Os parques e praças ficarão abertos até às 20h.
O transporte coletivo funcionará diariamente, com limitação de 70% da ocupação. Rodrigues disse que com um horário maior a tendência é diminuir a aglomeração. Também ressaltou que a medida tem como objetivo diminuir eventos clandestinos, que tem maior risco de contágio e fogem da fiscalização.
O novo prefeito anunciou também a reforma do Centro de Eventos a partir da próxima semana e que vai lançar o projeto da nova ala Oeste da Arena Condá, para deixar de pagar R$ 100 mil em aluguéis. Outro anúncio foi um novo patrocínio para a Chapecoense.
O prefeito eleito conclamou a união da cidade para uma Chapecó melhor.
“Convoco a união de todos. Não tem nós e eles. É pra frente que se olha. Junto com os vereadores faremos a melhor gestão da história de Chapecó”, concluiu.
O ex-prefeito Luciano Buligon desejou sucesso aos eleitos.
“É preciso respeitar o voto, desejamos que tudo dê certo João, que tudo dê certo Itamar, que tudo dê certo para os vereadores. Obrigado Chapecó”.
O vereador João Rosa falou em nome dos vereadores e ressaltou o papel do legislativo.
Estiveram presentes na posse diversas autoridades, entre elas a deputada federal Caroline Detoni (PSL) e o deputado estadual Altair Silva (PP).