Site icon Barriga Verde Notícias

Polícia de SC investiga furto de doses de vacina contra Covid-19 em posto de saúde

Posto de saúde no Centro de Apiúna, no Vale do Itajaí — Foto: Prefeitura de Apiúna/ Divulgação

Dez doses da vacina contra o coronavírus foram furtadas de um posto de saúde no Centro de Apiúna, no Vale do Itajaí. Funcionários perceberam a falta dos frascos de dentro de uma geladeira e notificaram a Secretaria de Saúde, que registrou um boletim de ocorrência. A Polícia Civil abriu investigação e nenhum suspeito foi identificado até a manhã desta quarta-feira (17).

Conforme a secretária municipal de Saúde, Marciane Ferrari, o desaparecimento dos frascos foi comunicado no dia 10 de março. Servidores e pessoas que passaram pela unidade naquele dia estão sendo ouvidos na delegacia.

Imagens das câmeras de segurança foram entregues às autoridades policiais. Além de identificar o autor, a polícia pretende descobrir o que foi feito com as vacinas.

A Polícia Civil trabalha com duas hipóteses: alguma pessoa de fora da unidade teria aproveitado para furtar as vacinas ou algum funcionário subtraiu o material. O caso poderá ser caracterizado como peculato e crime sanitário.

Todos os servidores que têm acesso à sala já foram imunizados com as duas doses. A prefeitura lamentou o ocorrido e abriu uma sindicância para apurar os fatos. Os frascos seriam a primeira dose para dez moradores.

“Nós vamos trabalhar de todas as formas para identificar quem foi a pessoa que fez isso, porque não é só um furto, é um crime contra a saúde do nosso município e a saúde do nosso país”, disse o prefeito Marcelo Doutel da Silva por meio das redes sociais da administração.

Situação da Covid-19 em SC

Até esta quarta-feira (17), Santa Catarina vacinou, 413.738 doses da vacina contra a Covid-19 tinham sido aplicadas, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Desse conjunto, 311.146 pessoas receberam a primeira dose e 102.592, também a segunda.Nesta quarta, o estado recebeu 147,4 mil doses de CoronaVac, maior lote em dois meses de vacinação contra a Covid.

O estado ultrapassou a marca de 9 mil mortes por Covid-19 desde março de 2020. No total, 746.620 foram infectadas pelo novo coronavírus no período.

Com a situação preocupante no estado catarinense e também nos vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná, os governadores Carlos Moisés da Silva (PSL), Eduardo Leite (PSDB) e Ratinho Junior (PSD) anunciaram a aquisição articulada de vacinas, de insumos voltados para kit entubação e compartilhamento de itens hospitalares e também de leitos.

Fonte: G1