Site icon Barriga Verde Notícias

“O que aconteceu em Chapecó vai acontecer no Brasil inteiro”, diz João Rodrigues

Foto: Prefeitura de Chapecó/divulgação

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), foi entrevistado por Milton Jung e Cássia Godoy, no Jornal da CBN nesta segunda-feira (8), Ele reforçou que a situação na cidade ainda é grave em função do número de jovens infectados pelo novo coronavírus e pelo agravamento dos casos. Também falou sobre a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

– Já foi confirmado aqui a nova cepa em Chapecó, é algo devastador. O que aconteceu em Chapecó vai acontecer no Brasil inteiro. Deu no Amazonas, deu em Chapecó, já está praticamente em toda Santa Catarina. A pessoa interna e, em três dias, vai a óbito – comentou.

Diariamente, ao menos 20 pessoas chegam de outros Estados para trabalhar no setor agroindustrial de Chapecó, o que acentua o risco de contaminação, na avaliação do prefeito. Por isso, serão adotadas novas medidas balizadoras para tentar frear a contaminação na cidade:

– Vamos adotar a barreira sanitária no aeroporto e na rodoviária, estamos publicando hoje a nova lei para fazer isso. Das pessoas que vêm de Manaus, vamos exigir teste (de covid-19).

O prefeito também anunciou reforço no tratamento hospitalar para as pessoas infectadas pelo vírus. Ao menos 46 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão instalados em Chapecó até a próxima quarta-feira (10). Segundo o prefeito, a taxa de ocupação de leitos de UTI no município é de 100%.

Nos últimos 15 dias, durante um lockdown parcial, foram instalados 75 leitos de enfermaria no Centro de Eventos e 20 leitos de UTI no hospital público, conforme o prefeito.

Até esta segunda, cerca de 10 mil pessoas com mais de 80 anos haviam sido vacinadas no município, destacou Rodrigues.

– O potencial agroindustrial de Chapecó nos permite comprar vacina para a cidade inteirinha, mas o fato é que não tem quem venda, não tem produto. Chapecó se cadastou para comprar 100 mil doses, mas até agora, nem a Fecam, teve oferta de vacinas – declarou.

Fonte: CBN