Ao menos 14 cidades catarinenses correm risco de deslizamentos de terra nas próximas horas, segundo alerta da Defesa Civil de SC na noite desta terça-feira (7).
Além dos deslizamentos, poderão ocorrer enxurradas e alagamentos, devido ao acúmulo das chuvas causadas pela passagem de uma frente fria, associada ao ciclone extratropical. O alerta segue, ao menos, até o final da manhã de quarta-feira (8).
Conforme mapa do monitoramento da Defesa Civil, os municípios do Sul de SC são os mais afetados. Por volta das 20h desta terça-feira, 12 cidade registravam acúmulo de superior a 100mm de chuva e outras duas concentravam mais de 90 mm.
As cidades mais afetadas pelo evento climático, segundo dados do monitoramento, são Timbé do Sul e Maracajá, com acúmulos de 130 e 129 mm de chuva, respectivamente. Ambas estão em alerta, o nível mais crítico para deslizamentos.
Outras 10 cidades estão no radar de atenção da Defesa Civil: Jacinto Machado, Turvo, Nova Veneza, Araranguá, Forquilhinha, Criciúma, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Sombrio e Meleiro, que registravam acúmulos de 106 a 124 mm de chuva até às 20h. Com quase 100mm acumulados, os municípios de Balneário Gaivota e São João do Sul, também entraram para o monitoramento durante a noite.
Recomendações da Defesa Civil
Alagamentos:
– Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
– Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
– Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões
Deslizamentos de terra:
– Fique atento aos seguintes sinais: inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência, aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Vendavais:
– Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
– Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;
– Na praia, jamais fique na água.
Fonte: NSC