Com uma programação eclética e pautada pela diversidade nas apresentações, a Milano Digital Fashion Week que aconteceu entre os dias 14 a 17 de julho, cumpriu com eficiência o cronograma de lançamentos das pré-coleções femininas de Primavera/ Verão 2021 e as coleções masculinas, também para a mesma temporada.
A semana de moda de Milão, inclusive uma das mais famosas, é a terceira das principais Fashion Weeks internacionais a se adequar a este novo formato digital. E o que se percebeu claramente até este momento é uma evolução em termos de plataforma, programação e claro criatividade e inovação nas apresentações.
Mas, é importante registrar que mesmo com tanta criatividade, não significa que o formato presencial não voltará a existir. Tudo ainda é incerto, mas não podemos negar que esta mudança de formato, nas datas de lançamentos, até então rígidas, são sinais de um novo tempo na moda, nos mostrando que tudo pode ser adaptável.
As únicas exceções desta edição da Milan Fashion Week, foram as marcas Etro e Dolce & Gabanna que apresentaram suas coleções em um desfile presencial para um público limitado, com todos os cuidados necessários.
Vamos conferir alguns dos destaques:
PRADA – Primavera/ Verão 2021 “Múltiplas Visões”
Sempre inovadora, Miuccia Prada, diretora criativa da marca, convidou cinco artistas, para interpretarem a coleção Prada Masculina e Feminina Primavera/ Verão 2021. Uma única coleção apresentada em cinco filmes criativos que trouxeram o olhar e a perspectiva de cada artista. Outro ponto interessante que vale ressaltar é a simplicidade “sofisticada e impecável” da coleção. Sem grandes ostentações, uma silhueta atemporal, dominada por uma paleta de tons de preto, branco e cinza, prezando pelo valor agregado em tempos de usabilidade e longevidade das peças.
GUCCI – “Epilogue” a transmissão ao vivo alcançou mais de 35,2 milhões de visualizações
A coleção Epilogue apresentada na Milan Digital Fashion Week, como o próprio Alessandro Michelle, diretor criativo da grife colocou, marcou o fim de um ciclo de grandes transformações e mudanças significativas. Desde o desfile “An Unrepeatable Ritual” em que o estilista colocou os backstages em primeiro plano, mostrando a preparação por trás de todo o espetáculo impecável que estamos acostumados a ver nas passarelas, na sequência a campanha “The Ritual” fotografada pelos próprios modelos em suas casas durante o período de confinamento, e agora, a coleção teve como casting a equipe de designers da Gucci. Foram 12 horas transmitidas ao vivo que tiverem o alcance de mais 35,2 milhões de visualizações em todo o mundo.
ALBERTA FERRETTI – Resort 2021 “Um Tributo a Itália”
Com um certo tom de otimismo, começando pela cartela de tons quentes e vibrantes como os tons de rosa e laranja, e a sofisticação da coleção, embora trabalhada com modelagens mais simplificadas, o desfile digital Resort 2021 de Alberta Ferretti, fez também uma homenagem a Itália. Como cenário pontos turísticos de cidades históricas da Itália como Roma, Veneza, Nápoles e Milão. Na coleção muita alfaiataria, vestidos e tops fluídos, leves transparências, composições de estamparia tendo a predominância do tie-dye e florais, e o toque artesanal com os tricôs e as franjas em ráfia.
Para conferir a programação completa com tudo que rolou no Milan Digital Fashion Week basta acessar https://milanofashionweek.cameramoda.it/
Fonte: Correio do Povo