Site icon Barriga Verde Notícias

Mais um paciente de SC com Covid é transferido para o ES

— Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Na manhã desta terça-feira (9), mais um paciente com Covid-19 foi transferido de Chapecó, no Oeste catarinense, para uma unidade de terapia intensiva no Espirito Santo. Ele é o quinto a ser transportado para o estado capixaba. A transferência de até 16 pacientes catarinenses para o Espírito Santo pode ser suspensa nos próximos dias. Segundo o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Diogo Losso, houve aumento na demanda de pacientes naquele estado.

O sepultamento do primeiro paciente com a doença transferido para o Espirito Santo ocorreu nesta terça-feira (9) em Chapecó. Ele foi transferido na quarta-feira e morreu no sábado (6).

O transporte do quinto paciente, um homem de 59 anos, foi realizado pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e pelo SAMU com a Aeronave Arcanjo-02.

O homem estava internado no Hospital Regional de Chapecó, que segundo a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na noite de segunda (8), tem taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva com 95,41%. Ele foi encaminhado Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra do Espírito Santo.

Segundo a SES, as transferências dos pacientes catarinenses estão sendo avaliadas diariamente devido ao aumento na demanda de pacientes no estado capixaba.

De acordo com Diogo Losso, até o final do dia desta terça outro paciente do Oeste catarinense deve ser encaminhado para continuar o tratamento na mesma unidade de saúde.

“O estado do Espírito Santo está tendo um aumento da demanda por leitos de UTI e é possível que tenhamos uma interrupção dessa missão antes de conseguirmos completar a transferência dos pacientes para os 16 leitos de UTI que foram ofertados em necessidade da demanda da população capixaba”, disse o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde.

Primeiro paciente

O corpo de Daniel Pegoraro, de 34 anos, o primeiro paciente de Santa Catarina transferido para o Espírito Santo, foi sepultado na manhã desta terça-feira em Chapecó.

O translado do corpo do Espírito Santo para Florianópolis ocorreu na segunda-feira (9) e na manhã desta terça, foi levado da capital catarinense para Chapecó. A aeronave dos bombeiros saiu de Florianópolis e pousou no aeroporto Serafim Bertaso, em Chapecó, por volta das 9h45.

Do aeroporto o corpo foi transportado diretamente para o cemitério, seguindo os protocolos de segurança.

Daniel morreu no sábado (6) no hospital dr. Jaime Santos Neves, na região metropolitana de Vitória. Ele havia sido transferido na última quarta-feira (3), após ficar sete dias aguardando por um leito de UTI.

Morador do Distrito de Marechal Bormann, interior de Chapecó, Daniel deixa a esposa e uma filha de sete anos.

 

Fonte: G1