Durante esta quinta-feira, dia 25, foram mais de 100 ocorrências de denúncias relacionadas a descumprimento do Decreto nº 40.303/2021. Dez estabelecimentos foram autuados por descumprir o que estabelece o decreto vigente e tiveram suas atividades encerradas. Mais de 10 obras foram flagradas em andamento, as quais foi dada a ordem para o encerramento da atividade.
Na terça-feira, 24, quando o decreto entrou em vigor, a Guarda Municipal havia registrado cerca de 90 ocorrências. “Estamos agindo, neste primeiro momento, de forma orientativa. Se houver houver reincidência, adotaremos as medidas administrativas. Há várias denúncias de estabelecimentos funcionando com as portas fechas e outras atividades não essenciais funcionando. Todas essas atividades estão suspensas. Cabe a população cumprir [o decreto], sabemos que é uma situação difícil, mas precisamos da colaboração de todos”, disse o comandante da guarda municipal.
Na quinta, a Vigilância Sanitária de Chapecó interditou um estabelecimento não essencial, no bairro Líder, em Chapecó. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Maycon Benetti, neste mesmo local a fiscalização havia passado na quarta-feira, e orientado que não poderia estar funcionando.
O estabelecimento permanecerá fechado enquanto vigorar o decreto, ou seja, até domingo, isso se não houver a prorrogação das medidas.