A Administração Municipal de Chapecó realizou, na tarde desta segunda-feira (14), uma nova ação de testagem e monitoramento contra a Covid, dentro da operação “Lockdown Inverso”. Desta vez a ação foi nos bairros Cristo Rei, Bela Vista e Eldorado.
A nova unidade móvel de atendimento e testagem, que foi inaugurada na sexta-feira (11), foi deslocada para o bairro onde realizou testagem da população, por amostragem.
“Estamos realizando um trabalho intenso de busca ativa e monitoramento dos positivados, para manter sob controle o contágio do coronavírus”, disse o prefeito João Rodrigues.
Na semana passada os casos ativos subiram, chegando a 589, mas nesta segunda-feira apresentaram uma queda, chegando a 500. Há mais de dois meses, esses números, que chegaram a 5,5 mil no início de março, vêm se mantendo num patamar abaixo de 600.
O vendedor João Carlos Moraes, de 43 anos, foi um dos que realizou o teste. “Vim atender um cliente no shopping e fui convidado a fazer o teste. Foi bem tranquilo e deu negativo. É o segundo teste que faço em 25 dias. Tenho que manter em dia a testagem para poder visitar meus clientes”, disse Moraes.
Quem também fez o teste foi Arlindo Milan, que mora na Colônia Cella e estava passando pelo local, sendo convidado para fazer o teste.
O secretário adjunto da Saúde, Jader Danielli, explicou que a cidade foi dividida em seis regiões e a região do Cristo Rei, que é a G2, foi escolhida pois na semana passada teve um crescimento no número de ativos, chegando a 96 casos.
Enquanto uma unidade móvel fazia a testagem, a outra foi com a equipe da Vigilância Sanitária nas casas dos positivados, para ver se estavam bem de saúde, se precisam de algo e se estão cumprindo o isolamento. As 320 agentes de saúde estão auxiliando neste monitoramento.
Uma das pessoas que está cumprindo isolamento é o montador de móveis Márcio Borges, de 37 anos. Ele recebeu a visita da Vigilância Sanitária e estava cumprindo o isolamento, que está no sexto dia, de nove recomendados.
Nesta terça-feira (15) a Secretaria da Saúde fará uma nova reunião para definir em qual bairro será feita a nova ação, de acordo com avaliação de onde está aumentando o número de casos.
Fonte: Prefeitura de Chapecó