O jogador de futsal Jonatan Bruno Santiago, que saiu da Ucrânia após o início da guerra no Leste Europeu, não sabe se voltará ao Brasil. Natural de Blumenau, no Vale do Itajaí, o atleta tem uma filha de 5 anos que nasceu e mora no país russo. Além disso, ele tenta uma recolocação para atuar em outro time na região.
Santiago saiu do país ucraniano na sexta-feira (4), onde atuava no time Skyup, em Kiek. O brasileiro agora está em Varsóvia, na Polônia, onde um um avião Força Aérea Brasileira (FAB) deve chegar na quarta-feira (9) para resgatar brasileiros que fugiram da guerra.
“Eu estou pensando ainda, não sei se vou voltar, não tomei a decisão. Por causa da minha filha e porque estou vendo se eu consigo jogar em alguma equipe da Europa”, disse.
Nos últimos 9 anos em que mora no Leste Europeu, o catarinense já passou por outros clubes na região. Ele morou cinco anos na Rússia e fez diversos amigos.
Na quarta-feira (2), disse que se a mãe da filha dele aceitar, é possível que ele tente levá-las para o Brasil. A criança vive com a mãe em Moscou, na capital da Rússia. O atleta e a mulher não são casados.
“São muitos anos aqui, muitas amizades dos dois lados da guerra. Então é muito difícil e triste sair”, afirmou.
Conflito
A Rússia exige que a OTAN interrompa sua expansão em direção ao leste. O presidente Vladimir Putin disse considerar inaceitável a filiação da Ucrânia à aliança militar comandada pelos Estados Unidos.
Segundo Putin, a Rússia se viu sem escolhas a não ser se defender contra o que ele classificou como ameaças da Ucrânia – um estado democrático com uma população de 44 milhões de pessoas.
Fonte: G1