Site icon Barriga Verde Notícias

João Rodrigues afirma que Chapecó está “em uma operação de guerra”; Entenda as ações

Foto: Reprodução

Em live realizada pela prefeitura de Chapecó nesta quarta-feira (17), o prefeito João Rodrigues disse que a cidade esta “em uma operação de guerra”. Osmar Arcanjo de Oliveira, Diretor geral do Hospital Regional do Oeste, afirmou que 18 pessoas estão entubadas no Pronto Socorro do HRO, quando deveriam estar na UTI.

O médico e Diretor Técnico da Secretaria de Saúde, João Lenz, também informou que outras 25 pessoas estão internadas na UPA de forma inadequada, alguns até mesmo em poltronas. Dessas, 8 aguardam transferência e 2 estão em situação de UTI.

João Rodrigues afirmou que, a partir deste momento, inicia-se uma operação de abertura de leitos em Chapecó. Destes, 50 leitos de enfermaria e mais 22 leitos de UTI deverão ser ativados no Hospital Regional do Oeste até a próxima quarta-feira. Para a outra semana, mais 7 leitos de UTI para transferência de pessoas que estavam internadas com Covid-19 e agora estão ocupando leitos da Unidade Intensiva por outros motivos.

Segundo Arcanjo, a próxima etapa é ativar leitos em espaços atualmente inutilizados que não possuíam demanda no HRO, como as salas de recuperação do centro cirúrgico, por exemplo, no prédio novo da unidade, que dará espaço para as novas UTIs.

Além disso, outros 5 leitos serão abertos em Xanxerê, no Hospital Regional São Paulo.

Referente aos novos profissionais de saúde que serão contratados, a Administração Pública afirmou que, por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde, os RHs dos hospitais estão acelerando o processo de seleção e contratações.

Lenz comentou que a nova cepa da doença tem grandes chances de estar em Chapecó por diferentes fatores, como pessoas mais jovens se infectarem pelo vírus e atingirem um estado grave rapidamente, e pelo grande número de imigrantes que passam pela cidade.

Atualmente, não há uma idade média de idade para pessoas internadas. Arcanjo afirmou que existem com idade avançada, de 90 anos até recém nascidos.

Rodrigues afirmou que a cidade está incentivando o tratamento precoce, e que ele mesmo utilizou este método, porém com acompanhamento médico.

Testagem

As unidades de saúde e ambulatórios receberam um número muito maior que o comum de pessoas buscando por testes, mesmo estando sem sintomas. Portanto, a partir de hoje, a testagem será somente para idosos e pessoas com sintomas fortes da doença, que serão testados nos ambulatórios de campanha, e não mais em todas as unidades de saúde.

Lockdown 

Por fim, fez um apelo aos empresários que liberem os funcionários que tem filhos menores de 5 anos de idade, para que fiquem em casa cuidando das crianças. Rodrigues acredita que essa medida é mais eficaz que um lockdown e descarta essa possibilidade, pois entende que as pessoas se cuidam mais no trabalho do que em casa.


Fonte: Barriga Verde Notícias

O conteúdo produzido pela redação deste portal pode ser compartilhado, desde que seja creditado da seguinte maneira: Fonte: Barriga Verde Notícias e linkado o site.