Site icon Barriga Verde Notícias

Isolamento social dos catarinenses está entre os cinco piores do país

Homens representam 57% das vítimas fatais por covid-19 em SC(Foto: Diorgenes Pandini / NSC Total)

Santa Catarina tem um dos piores índices de isolamento social do país, de acordo com os dados registrados pela plataforma Inloco, que faz o mapeamento através da localização dos aparelhos celulares.

Nesta quinta-feira (25), o estado registrava apenas 36,6% de isolamento social. O que o coloca entre os cinco piores índices, na frente apenas de Minas Gerais (36,6), Mato Grosso do Sul (36,5), Goiás (35,3) e Tocantins (34,13). Nenhum estado brasileiro chega a 50%.

A plataforma possui uma tecnologia que entende o comportamento de localização de 60 milhões de brasileiros e é utilizada pela Polícia Militar de Santa Catarina, para mapear a localização de mais de um milhão e meio de celulares no estado, durante o período de pandemia.

O serviço é feito sem identificar as pessoas, para garantir a privacidade e anonimato, de acordo a plataforma.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!

Pela movimentação nas ruas e a retomada de alguns hábitos por parte da população, como a não utilização de máscaras e passeios nos fins de tarde, tem-se a percepção de que o distanciamento social e os cuidados diante da pandemia ficaram no passado.

Em março, no dia 22, os catarinenses alcançaram mais de 70% no índice de isolamento, em pleno período de restrições de circulação imposta pelo Estado, mas esse número foi baixando aos poucos.

Paralelo a isso, Santa Catarina registou nos últimos dias uma aceleração no número de casos e de óbitos em decorrência da Covid-19.

Até a última quarta-feira (24), o estado contabilizava 20.921, mais que o dobro registrado até o primeiro dia do mês de junho (9.498). também até ontem, o número de mortes causadas pelo coronavírus chegava a 279, o que representa um aumento de 90%, desde o início do mês (146, até 1°/6).

Na região, o cenário também causa preocupação. No Hospital regional São Paulo, de Xanxerê, até o momento apenas 10 leitos de UTI estão habilitados para receber pacientes com Covid-19 ou com suspeita da doença, sendo que desse total a média de ocupação tem variado entre 70% e 90% no último mês. A situação no estado faz com que algumas cidades catarinenses voltem a impor medidas restritivas.

 

Fonte: Tudo Sobre Xanxerê