Site icon Barriga Verde Notícias

Indígena morre após ser arrastado pela água no Oeste

Homem morreu após ser arrastado pela água ao tentar atravessar córrego em SC — Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução

Além dele, outras duas pessoas morreram em decorrência das chuvas em Santa Catarina. A Defesa Civil estadual informou que ao menos 30 cidades tiveram ocorrências e que 15 sinalizaram que devem decretar emergência.

Em Florianópolis mãe e filha foram soterradas no bairro Saco Grande. Ana Cristina Martins Lopes, de 49 anos, e Letícia Lopes Machado, de 21 anos, foram atingidas quando um muro caiu sobre a residência delas na tarde de domingo (24).

A vítima do Oeste catarinense é Valcir Norberto. A morte ocorreu na localidade da linha Guarani.

Segundo o Instituto Geral de Perícias (IGP), ele estava voltando para casa quando tentou atravessar um córrego e foi arrastado pela correnteza, provocada por um bueiro que havia transbordado com a força da água em decorrência da chuva.

corpo ficou preso em uma ponte e só foi encontrado por moradores na manhã desta segunda-feira. Os bombeiros foram chamados pra fazer a retirada. O corpo foi levado pra São Lourenço do Oeste e liberado pelo IGP nesta tarde para os familiares.

Ainda no Oeste, a chuva causou estragos pontuais em cidades como Modelo, Serra Alta, Xaxim e Abelardo Luz. Mesmo com a chuva forte, há cidades na região que ainda sofrem com estiagem.

15 cidades devem decretar emergência por causa da chuva

A região mais afetada pela chuva no fim de semana foi a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil estadual, ao menos 30 municípios registraram ocorrências por causa da chuva da última semana, informou o chefe da Defesa Civil estadual, Aldo Baptista Neto.

“Alguns municípios já relataram à Defesa Civil do estado a necessidade de decretação de emergência Cerca de 15 municípios devem realizar nos próximos dias as suas decretações”, disse o chefe da defesa civil. 

Chuva atingiu Florianópolis neste domingo e há risco de deslizamentos — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

Na região, a prefeitura de Guabiruba decretou situação de emergência após casas e ruas serem atingidas por água e deslizamentos. Pessoas chegaram a ficar isoladas e precisaram ser resgatadas pelos bombeiros. Já no Vale do Itajaí há abrigos abertos de forma preventiva, como em Blumenau, Rodeio e Benedito Novo.

A prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência na tarde de domingo (24), assim como Palhoça. Na capital, a força da água acabou fazendo com que uma lagoa da Casan de efluentes de esgoto tratado rompesse. Casas foram atingidas e a Polícia Civil e o Ministério Público Federal vão investigar o caso.

Casas alagadas na Lagoa da Conceição em Florianópolis — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Janeiro mais chuvoso

Este é o mês janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual. Até domingo (24), ao menos 31 municípios registraram ocorrências relacionadas à chuva.

A previsão é de chuva na próxima semana em Santa Catarina, com acumulados maiores na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Serra, Sul e Norte do estado. Com isso, continua o risco de deslizamentos e alagamentos nessas regiões.

A orientação é que a população procure áreas elevadas em casos de alagamentos e evitar andar e trafegar em locais com água. Postes, paredes e árvores inclinadas podem ser sinal de deslizamentos.

Recomendações 
  • Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
  • Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
  • Defesa Civil: 199
  • Corpo de Bombeiros: 193

 

Fonte: G1