Site icon Barriga Verde Notícias

I Ciclo de Oficinas debate cadeia da produção cultural

Oficina será ministrada por Joana Golin, mestre e graduada em Ciências Sociais, pesquisadora de cultura popular e economia criativa, artista e produtora cultural há mais de 10 anos (Foto: Camila Almeida)

A arte estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas ao mesmo tempo em que promove a diversidade e o desenvolvimento e foi drasticamente afetada pelo Covid 19. Qual a cadeia da produção cultural? O que é necessário hoje para atuar neste mercado? Com o objetivo de debater questões relacionadas ao ecossistema da indústria criativa acontece o I Ciclo de Oficinas de Produção Cultural, que será realizado gratuitamente nos dias 26 e 28 de abril e 03 e 05 de maio.

Ministrados por Joana Golin, serão realizados encontros expositivos e com dinâmicas coletivas. As oficinas, que acontecem via Google Meet, debatem a produção cultural e artística baseadas nos estudos e pesquisas acadêmicas de Joana com economia criativa, patrimônio cultural, cultura popular brasileira, música de matriz afro-ameríndia e música produzida por mulheres.

Por que a produção artística é tão necessária para criarmos novos produtos culturais? Todo projeto precisa de um planejamento? O que é curadoria independente? Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de abril.  As vagas são limitadas.

Este projeto foi contemplado no edital de chamamento público nº 02/2020 – Aldir Blanc / Chapecó, que permitiu que artistas produzam conteúdo gratuito e acessível ao público ao mesmo tempo em que os profissionais de diferentes áreas da economia criativa obtêm renda e viabilizam os trabalhos.

Produtora cultural

Joana é mestre e graduada em Ciências Sociais, poeta, professora e pesquisadora de cultura popular e economia criativa. Atua no mercado da produção de eventos de música e poesia autorais há 10 anos. É idealizadora e realizadora dos coletivos Manivas, Sonora Chapecó Festival Internacional de Compositoras e Sarau Nuvem Colona e está à frente da A Casa da Mãe Joana desde 2014 atuando com projetos e eventos em diversas cidades do Maranhão, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Fonte: Bruna Deitos