Site icon Barriga Verde Notícias

Hospital Regional do Oeste desmente áudio que circula nas redes sociais sobre falta de oxigênio

Foto: Divulgação

Um áudio que circula no WhatsApp teve informações descredibilizadas pelo HRO, através de uma nota de esclarecimento oficial divulgada pela direção do hospital. No áudio, um suposto médico de nome Dr. Kleber informava sobre uma possível falta de oxigênio no hospital da região, que poderia vir a ocasionar a morte de pacientes infectados por Covid-19.

No áudio outras denúncias inverdadeiras também foram divulgadas pelo suposto doutor, de que não haveriam mais leitos de UTI disponíveis e que não haveria possibilidade de transferir pacientes para outros regiões. Ainda, na nota, o HRO explica a real situação de insumos em Chapecó e alertou para a disseminação de fake news.

Confira a nota de esclarecimento do hospital:

A direção do Hospital Regional do Oeste (HRO) esclarece que são completamente inverídicas as informações veiculadas por meio de áudio, em alguns grupos de WhatsApp e de autoria de um suposto Dr. Kleber, sobre a possibilidade de morte de pacientes de Covid-19, nos próximos 15 ou 20 dias, por falta de oxigênio, leitos de UTI, e na impossibilidade de transferências para outras regiões ou Estados.

O abastecimento de oxigênio está normalizado, a ampliação da oferta de leitos de UTI está sendo gestionada entre a instituição, o Gestor Pleno de Saúde (que é o Município de Chapecó) e o Governo Estadual – conforme amplamente noticiado nos últimos dias. Quanto à transferência de pacientes, cabe ao Sistema de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde administrar e definir os encaminhamentos, ressaltando-se que, por conta disso, o HRO já recebeu pacientes de outras regiões de SC.

Por fim, a Direção do HRO, adverte que provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto, configura crime e os responsáveis poderão responder criminalmente.

Chapecó, 04 de fevereiro de 2021