A direção do Hospital de Nova Erechim divulgou uma nota de esclarecimento nesta quarta-feira (10), explicando sobre a possibilidade de se abrir leitos específicos para pacientes diagnosticados com a Covid-19. A instituição ressalta a dificuldade para encontrar profissionais médicos e equipe de enfermagem para atender a demanda da população. Os diretores do hospital inclusive estão negociando com os municípios conveniados — Nova Erechim; Águas Frias e Nova Itaberaba; para encontrar uma solução e buscar esses profissionais.
Durante o sábado (6), a direção se reuniu com representantes da Regional da Saúde de Chapecó. No encontro foi colocado a disposição do Governo do Estado de Santa Catarina e a Secretaria Estadual de Saúde, a estrutura física do hospital, em contrapartida os diretores pediram para que o governo invista na contratação de profissionais médicos e equipe de enfermagem, além de equipamentos. Porém, no momento, o Estado também está com a mesma dificuldade de encontrar profissionais no mercado.
“Nossa maior preocupação refere-se ao fato de que simplesmente abrir leitos Covid-19 sem equipe, seria um desserviço para a população que necessita de atendimento. Atualmente o Hospital está atendendo os casos de pacientes que estão aguardando vagas em outros hospitais. Hospitais estes, que têm capacidade para atendimento e contam com profissionais habilitados para atender e proporcionar o atendimento nos centros especializados. Desse modo, o hospital de Nova Erechim está realizando, nesse momento, apenas o início do tratamento, enquanto o paciente aguarda vaga em outros hospitais”, explica o presidente Alfredo Merigo.
O presidente pediu para que a população procure o hospital somente em casos de urgência e emergência,para evitar o possível contato com o vírus. Alfredo frisou que a direção vai continuar buscando alternativas para contratar a equipe de profissionais necessária para atender os casos de Covid-19, tornando o hospital parceiros do Estado no atendimento de coronavírus a população da região Oeste de Santa Catarina.
Fonte: 100.9 FM