Site icon Barriga Verde Notícias

Fotos de 36 trabalhadores marcam obra “Essenciais Sempre” no elevado em Chapecó

Um painel de 100 metros quadrados com fotos de 36 trabalhadores. Sem essas pessoas seria impossível manter o isolamento. Esse foi o compromisso do fotógrafo Diogo José Dreyer (Diogo José), um dos contemplados com o Edital de Arte Urbana de Chapecó 2020. Estampado no elevado da Avenida Atílio Fontana, em Chapecó, o mural de fotografias coloca em foco trabalhadores dos serviços essenciais. A intervenção artística contou com o apoio de Gui Woitex e Rafael Luiz Pavan Scatolin.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!

Crédito da foto: Diogo José 

Intitulado “Essenciais Sempre”, a obra promove uma reflexão sobre a valorização de profissionais muitas vezes invisibilizados, mas que trabalham também na linha de frente de combate ao Covid-19. “Algumas atividades são tão essenciais e inatas à vida em sociedade que nos acostumamos a não vê-las. De tão naturalizadas, passam despercebidas aos nossos olhos. Tempos difíceis, porém, têm o poder de nos fazer repensar nossa relação com os fatos consumados do cotidiano. Sem coleta de lixo, serviços de saúde, produção de alimentos e tantos outros serviços essenciais, como seria possível o isolamento? Na iminência de uma paralisação forçada, trabalhadores, por vezes invisibilizados, são alçados ao merecido posto de heróis”, reforça Diogo.

O artista, que também é Realizador Audiovisual e Diretor de Arte, explica que inserções pontuais também foram incluídas na arte. “Tem pessoas da saúde, da coleta de lixo, da produção de alimentos e tem artistas também. A ideia dos artistas é propor essa reflexão de que não conseguiríamos ficar todo esse tempo em casa sem poder ver um filme, ouvir uma música, ocupar a cabeça com outras coisas. Esses questionamentos estão inseridos nesse espaço”, destaca.

Diogo explana ainda que a ideia inicial do projeto, ainda em fevereiro, era fotografar trabalhadores em geral e fazer com que se reconhecessem ao passarem pelo local. Com a ocorrência da pandemia, o projeto foi alterado. “Decidimos marcar esse momento e enfatizar esses trabalhadores que são essenciais o tempo inteiro”, salientou Diogo. A Secretaria de Cultura de Chapecó, Pegepel Impressões, Centro de Pinturas e Madekim também foram apoiadores do projeto.

Fonte: Barriga Verde Notícias

O conteúdo produzido pela redação deste portal pode ser compartilhado, desde que seja creditado da seguinte maneira: Fonte: Barriga Verde Notícias e linkado o site.