Dois documentários da Margot Filmes, de Chapecó, estão na Mostra Seleção Popular do Festival Taguatinga 2020. “O Poeta de Cordel” e “O salame vai à feira”.
O Festival Taguatinga de Cinema, desde a sua 1ª edição, em 1998, seleciona produções que vai contra ao sistema da sociedade de consumo, quebrando tabus, e longe da padronização. Ao todo, nesta edição, mais de 400 filmes de curta-metragem participam da mostra online 2020.
Entenda sobre as produções de Chapecó:
“O poeta de Cordel” resgata a história de Vicente Morelatto: “O cordel ecoa na praça os versos que por décadas foram esquecidos. Em 1954, Vicente Morelatto denunciou em poesia de cordel a história do incêndio da igreja de Chapecó e o linchamento dos quatro presos. Um tempo que muitos querem esquecer, mas que o tempo não esquece”.
“O salame vai à feira” resgata saberes: “O salame colonial, produzido pelos agricultores sem conservantes e aditivos químicos, não vai à feira. A produção do salame, um atributo de descendentes de italianos do interior do sul do brasil, é um saber fazer restrito aos encontros familiares.
Neste filme, o alimento que sai da casa do agricultor vai para as mãos do chefe de cozinha e chega à mesa para uma partilha regada a afeto e memória”.
Fonte: Barriga Verde Notícias com informações da Margot Filmes