Site icon Barriga Verde Notícias

Equilíbrio: como a falta dele faz mal para o Brasil e para os brasileiros

Coluna | Inovação e política para um Brasil melhor

E aí, já solicitou seu auxílio emergencial hoje?

Antes de estrear na coluna e responder essa questão polêmica que retrata o DNA brasileiro, vou me apresentar: sou José Carlos Toniazzo, graduado em Ciência da Computação e mestre em Tecnologia e Gestão da Inovação.

Atualmente, CIO e professor universitário. Grato pela oportunidade de expressar minha opinião nessa coluna, pretendo expor assuntos relevantes com uma opinião sensata e equilibrada.

Pois bem, vivemos tempos difíceis, e se você realmente precisa do auxílio emergencial, perdoe a questão, e lhe desejo melhor sorte para o futuro. Pois viver de auxílio governamental creio não ser uma opção exitosa no longo prazo. É muito pouco pelo potencial que temos de prosperar em um país tão vasto e rico.

É claro que na vida intercalamos altos e baixos, principalmente financeiros, afinal, vivemos no Brasil. Um país próspero, mas extremamente instável. Por ser uma democracia jovem, muitos cenários que poderiam ser contornados com maturidade acabam virando crises institucionais intermináveis, com erros políticos, midiáticos e democráticos. Todos erram no processo, sem exceção.

Isso mesmo. No Brasil, infelizmente, estamos cercados de corrupção. É bizarro como essa cultura se dissemina. Antes de olharmos para toda a sujeira na política, uma breve reflexão sobre o que ocorre no nosso quintal.

Atos simples, mas que dizem muito de uma cultura onipresente: a malandragem. E aqui não quero fazer julgamentos, visto que também me enquadro em deslizes. O objetivo é iniciar uma breve reflexão e, se Deus quiser, fazer com que ela propague de forma viral para um dia mudar a nossa cultura.

Ah, mas os políticos roubam muito! OK, te dou razão. E isso justifica os atos corruptivos de todos? Se você concorda, sinto lhe informar que o cenário não vai mudar. Mas o Brasil tem muitos impostos e nada retorna ao povo, vou pegar esse dinheiro! Novamente, concordo.

O valor que pagamos em tributos é absurdo, e o que vemos no serviço público ainda está muito longe do ideal. Mas bem ou mal, algumas coisas legais são feitas, e existem pessoas na política realmente dispostas e mudar o cenário. Ainda são poucas, mas existem.

Enfim, sem se aprofundar muito nessa polêmica recorrente, o motivo dessa breve reflexão é mostrar a vocês que, seja na política ou na sua vida privada, ter equilíbrio é fundamental. Equilíbrio ao receber informações vindas da mídia ou do boca a boca, atualmente fortemente taxado como fakenews.

Equilíbrio ao avaliar as atuações políticas nas diferentes esferas. Equilíbrio antes de guardar um troco errado. Equilíbrio antes de difamar uma pessoa antes mesmo de compreender o cenário e fazer o exercício de se colocar no seu lugar. A popular empatia.

Logo nobres leitores, sugiro que tenha o equilíbrio como um mantra. Mas em tempos de tamanha “grenalização” de qualquer fato isso vem se tornando cada vez mais difícil. Porém, eu acredito que o segredo de uma vida feliz é viver em equilíbrio, em qualquer cenário. Afinal, é o que pregam uma série de culturas que acertadamente, vivem em harmonia. E cuidado, vivendo assim, vão dizer que você é do “centrão”!

Até a próxima, lembrando que com polêmicas ou não, o objetivo é chegar a um ponto de equilíbrio que permita aos leitores uma reflexão de alto nível, para o bem e evolução de todos. Uma semana abençoada a todos os leitores.

 

José Carlos Toniazzo
Professor Universitário e CIO