O inverno em Santa Catarina em 2020, que começa nesta segunda quinzena de junho, deverá ser de tardes quentes. Porém, nos períodos de chuva, as temperaturas não devem ser tão elevadas e frio será mais presente.
Começo falando da temperatura porque de maneira astronômica, no calendário, vai começar oficialmente o inverno nesta segunda quinzena. O início da nova estação vem no próximo sábado, dia 20. às 18h44min.
Bom, o que mais deverá influenciar o comportamento das temperaturas é a Oscilação Antártica. Para quem não sabe, essa oscilação é medida levando em consideração a pressão do ar entre o Oeste e Leste, mas entre as latitudes 40ºS e 65ºS, ou seja, bem ao Sul do continente.
Quando a oscilação está positiva ou negativa sabemos se temos mais condições de avanço de ar frio do Polo ou não. Basicamente, oscilação negativa ajuda a ter ar frio forte, oscilação positiva inibe. Qual o motivo? Quando a Oscilação Antártica está positiva um vento em altitude, que chamamos de corrente de jato, atua mais ao Sul fazendo uma barreira que dificulta o avanço de ar frio vindo do polo sul.
Inverno com influência da Oscilação Antártica
Passamos pela fase positiva neste mês de junho que deverá seguir pelo menos durante boa parte da segunda quinzena. Por isso, podemos esperar algumas tardes quentes pela frente.
Nos dias mais chuvosos as temperatura não deverão subir muito, mas naqueles dias mais de sol a previsão é de tardes quentes. Isso não quer dizer que em determinados dias da segunda quinzena não possamos ter frio, mas não deve ser muito frequente.
Chuva no inverno de Santa Catarina
A primeira quinzena trouxe para o Estado a chuva de volta. Tivemos até algumas áreas chovendo bem forte, sobretudo Oeste e Planalto Norte. Dentro da primeira quinzena já tivemos regiões com chuva até dentro do padrão de junho. O reflexo foi no nível dos rios. Depois de períodos onde mais de 20 pontos monitorados pela Hidrologia da Epagri estavam com nível crítico de água nos rios, no último dia 10 eram apenas 2 pontos.
Porém, é importante continuar economizando água porque a tendência que é essa segunda quinzena do mês tenha uma boa redução dos volumes de chuva com uma sequência maior de dias de tempo seco com sol ou pelo menos só com chuva mais fraca.
Economize água!
Fonte: NSC