A negociação entre uma mãe e um filho, de Curitiba, para adotar ou não um cachorro foi decidida pela criatividade do menino.
Após muitos pedidos e conversas, Francisco Machado, de 13 anos, entregou um abaixo-assinado para a mãe, Angela Machado. No documento, o adolescente reuniu “assinaturas” de diversas personalidades.
Angela postou a solução criativa do menino no perfil dela no Facebook. Até a publicação desta reportagem, a postagem chegava aos 5 mil compartilhamentos, com mais de 3 mil comentários.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
Segundo a mãe, algumas pessoas montaram petições online para registrar a assinatura e participar.
‘Assinaturas’
“Assinaram” a favor de Francisco artistas como as cantoras Anitta e Ivete Sangalo, os jogadores Neymar Júnior, Messi e Cristiano Ronaldo, os apresentadores Faustão e Ana Maria Braga e vários outros famosos.
Foram 75 assinaturas, incluindo personagens de desenho animado e super-heróis, como Capitão América, Thanos, Homer Simpson, Batman, Tom e Jerry.
Políticos de extrema oposição também “participam” da causa. Francisco “reuniu as assinaturas” do presidente da República, Jair Bolsonaro, seguido pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Jesus Cristo, Deus, Oxóssi, Iemanjá, Xangô, Obaluaiê e Oyá também “se mobilizaram” no abaixo-assinado do adolescente.
Veja, abaixo, as celebridades que “assinaram”:
- Ayrton Senna
- Maurício de Sousa
- Neymar Jr.
- Neil Armstrong
- Monteiro Lobato
- Pedro (Bandeira)
- Naruto
- Faustão
- Scooby-Doo
- Silvio Santos
- Pica-Pau
- Hulk
- Homem Aranha
- Homem de Ferro
- Capitão América
- Jesus
- Deus
- Oxóssi
- Iemanjá
- Xangô
- Obaluaiê
- Oya
- Harry Potter
- Bill Gates
- Roberto Carlos
- Alok
- Cinderela
- Ariel
- Elza
- Rapunzel
- Elisabeth II
- Elis Regina
- Cristiano Ronaldo (CR7)
- Messi
- Ivete Sangalo
- Ronaldo fenômeno
- Bolsonaro
- Lula
- Dilma
- Batman
- Superman
- Thanos
- Raul Seixas
- Tony Hawk
- Ana Maria Braga
- Bruna Marquezine (Bruna M.)
- Felipe Netto
- Larissa Manoela
- Anitta
- Leonardo Di Caprio
- Maisa
- Luciano Huck
- Bob Esponja
- Lindinha
- Florzinha
- Docinho
- Tom
- Jerry
- Homer Simpson
Repercussão
Angela e o filho contam que o debate pela adoção de cachorro para a família não é recente e que o documento foi apresentado pelo adolescente alguns meses antes da publicação.
O menino contou com a ajuda de Enrico, um dos dois irmãos, para pensar em todos os artistas e personagens que iriam “assinar”.
A família possui dois gatos na casa, além dos cinco moradores. Antes, a resposta da mãe para o pedido era negativa.
Negociação e educação
A psicóloga Ana Paranzini, que atua em psicoterapia infantil, adolescente e também na orientação de pais, comenta que a atitude criativa e assertiva do menino ajudou no resultado.
Situações como essa, de acordo com a psicóloga, podem ser oportunidades de aprendizado para pais e filhos. “Ele teve uma atitude adequada. Precisa ser valorizado esse esforço. Não quer dizer que a mãe tenha que dar o que ele pede, mas fez com que ela repensasse o posicionamento”, comentou.
Mãe e filho destacaram que o cachorro escolhido para integrar a família estava com uma prima do adolescente, que vai se mudar para um apartamento e não poderia mais ficar com ele. “Ele já tem até nome: Bolota”, contou Francisco.
Ainda segundo a psicóloga Ana Paranzini, é fundamental que os pais ou responsáveis esclareçam e combinem sobre as obrigações que a criança precisa se comprometer a fazer antes mesmo de ganhar um animal para cuidar.
“É um ser que precisa de carinho, de cuidados, de higiene, alimentação. ‘O quanto a criança está disposta a fazer a parte dela?’ Muitas vezes, as crianças ganham o animal e não é conversado sobre a responsabilidade que ela deve ter. Isso deve ser tratado antes”, destacou.
Fonte: G1