Site icon Barriga Verde Notícias

Do contexto econômico

Coluna | São as pessoas que importam

 

A novidade na economia nesses últimos tempos, tem sido Thoma Piketty (Capital e Ideologia, livro), questionando convicções presentes na atual teoria econômica. Propõe, como alteração, a taxação das grandes fortunas, por que a concentração de renda no lugar de diminuir, está aumentando no mundo. As crises, como a atual pandemia sensibilizam para a busca de uma melhor distribuição da renda no mundo. É necessário buscar o equilíbrio no mundo, pois, as crises afetam de uma maneira muito desigual as pessoas. Aqueles com renda mais baixa, não tem acesso ao sistema de maneira equânime àqueles de renda maior. Se houvesse taxação maior para aqueles que mais ganham, os recursos arrecadados poderiam ser investidos em regiões mais pobres. O princípio que ele defende, seria tributar mais capitais que se transferem entre países, o capital especulativo, sem pátria, às vezes, produzido em determinando país, com esforço de trabalhadores locais, e no lugar de ser investido nesse país, é transferido para outros, sem taxação alguma.  O mesmo dinheiro que faz falta no país de origem para desenvolver a infraestrutura, a segurança, a educação, carente em muitas regiões do país. É importante que haja um ganho para a região onde se formou esse excedente, o qual hoje vai atrás de uma melhor remuneração. É sugerido uma taxação de 40% para aquele capital que é transferido para outros países.

Pensando na reforma tributária que o Governo está iniciando agora a discussão no Congresso, e também, nos estados pelo governadores, as isenções oferecidas para atrair empresas, a quem beneficiam? Qual o benefício para a região? O padrão de atuação dessa empresa, em relação aos clientes e colaboradores, condiz com as diretrizes da Sustentabilidade, com transparência, e uma governança corporativa ética?

Precisamos alterar alguns pensamentos conformados com o que aí está. O processo de desenvolvimento tem que privilegiar em oportunidades as pessoas com renda menor, para diminuir a desigualdade de renda no mundo.

 

Odair Balen

Diretor de Relações Sociais e Ambientais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)