Site icon Barriga Verde Notícias

Dia Nacional da Saúde: Técnica de Enfermagem relata desafios e realizações da profissão

No dia Nacional da Saúde, o Portal Barriga Verde entrevista Jani Rosa Trichez, Técnica de Enfermagem que reside em Chapecó há mais de 25 anos no Bairro Passo dos Fortes. A profissional atua há 24 anos e seis meses e diz ter encontrado a realização profissional e o sentimento de gratidão por trabalhar com o que mais ama: cuidar de pessoas.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!

A trajetória da Jani iniciou no Hospital Regional como estagiária em 1996 e posteriormente no Hospital Materno Infantil, local que trabalha atualmente no período noturno. Jani considera a rotina cansativa e repleta de desafios. “Como neste momento estamos passando pela pandemia da Covid-19, somos preparados para atuar em qualquer situação. Regularmente recebemos treinamento pelo Hospital. Eu e os demais profissionais da saúde lidamos diretamente com a doença e não temos testes ainda. Também sabemos da falta de funcionários e lamento por não terem valorizado antes todos esses profissionais”, explana.

Jani explica que saúde com qualidade é um direito constitucional e considera louvável  poder atender a demanda de necessidades das pessoas.  “Na noite passada eu chorei pois os pacientes ficam isolados e dependem de nós para tudo. Considero fundamental que durante a pandemia os profissionais possam receber acompanhamento psicológico para lidarem melhor com a pressão do momento. Também enfrento dificuldades com os equipamentos de proteção individual que geram desconforto”, destaca.

A Técnica de Enfermagem avalia que a profissão esta associada à gratidão, amor e satisfação. “Eu me realizo e me entrego de coração. Realizei muitos dos meus sonhos com os frutos do meu trabalho. Então devemos nos cuidar,  porque a nossa saúde pública não aguenta e a falta de políticas públicas de saúde nos afeta há muito tempo. Quem puder deve ficar em casa, porque não podemos adoecer todos juntos. Os profissionais da saúde são os que mais estão sofrendo e certamente serão mais valorizados pelo povo do que pelas autoridades”, explana.

Jani relata que as experiências positivas vividas no dia a dia tem fortalecido suas convicções para permanecer na profissão. “Levamos comida, higienizamos e também transmitimos amor e atenção. Recentemente uma paciente de oito anos me chamou e pediu água. Ela disse que tinha uma surpresa, e era um desenho. Disse que não poderia pegá-lo, mas vi que era um agradecimento pelo cuidado, carinho e atenção que ela estava recebendo. Fiquei emocionada e estimulada para continuar a trabalhar com muito amor e gratidão. Parabenizo neste Dia Nacional da Saúde, o empenho de todos os trabalhadores dos Hospitais, seja na Cozinha, Administração, Farmácia, Limpeza, Lactário e todos que se dedicam para cuidar da saúde dos outros”, parabeniza Jani.

Fonte: Barriga Verde Notícias

O conteúdo produzido pela redação deste portal pode ser compartilhado, desde que seja creditado da seguinte maneira: Fonte: Barriga Verde Notícias e linkado o site.