O Centro Empresarial de Chapecó (CEC) emitiu nota pública na qual assinala a ocorrência de irregularidades na execução do transporte contratado por empresas locais, especialmente quanto às regras de segurança sanitária e o excesso de passageiros em vans.
A nota afirma que o transporte coletivo público urbano e intermunicipal está proibido em Santa Catarina, dentro das medidas de combate à disseminação do coronavírus, e que as empresas foram autorizadas excepcionalmente a contratarem transporte privado para seus trabalhadores.
No documento, o CEC lembra que a prestação desse serviço requer o cumprimento de protocolo de segurança, com exigências como a higienização frequente dos veículos, o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre os passageiros.
Enfatiza, ainda, a determinação de utilização de 50% da capacidade, a proibição do transporte de passageiros em pé e a circulação com janelas abertas.
Após afirmar que o desrespeito “é muito grave e, se não for coibido, tem capacidade potencial de transmitir o novo coronavírus aos usuários desse tipo de transporte”, o Centro Empresarial solicita medidas por parte das autoridades sanitárias e de fiscalização do transporte de passageiros.
Especifica a urgência na coibição das infrações e, em caso de descumprimento, a cassação da licença de operação das empresas que transportam irregularmente diante das normas preventivas.
Fonte: Extra Comunica