Site icon Barriga Verde Notícias

Descarte de vacina em Bom Jardim da Serra está sob investigação

Foto: AP Photo

O descarte de três doses da vacina Coronavac e de duas doses e meia da vacina AstraZeneca já está sob investigação dos órgãos públicos de saúde de Bom Jardim da Serra, na região da Serra catarinense.

O prefeito do Município, Oneide Nunes Zanetta, informou que já foi providenciada a abertura de procedimento administrativo para apuração dos fatos. O caso ocorreu no dia 30 de abril, quando a Unidade Básica de Saúde, onde as doses foram descartadas, iniciou uma nova etapa de vacinação.

Em nota, foi informado que o caso aconteceu “no meio dos trabalhos, quando uma nova enfermeira chegou para cumprir seu turno e a enfermeira responsável que havia iniciado os atendimentos se deslocou pra outro ambiente para organizar a triagem do público”. O fluxo de pessoas havia aumentando, ficando a que havia chego na sala de vacina para as aplicações.

Confira trecho da nota:

“Uma dose de vacina havia ficado em um frasco (que são de 5 a 10 doses cada) e a enfermeira que assumiu o turno não se atentou pra isso e abriu um novo, continuando a vacinação da forma programada. Ao final do dia, início da noite, quando se reuniram todos as responsáveis pelos trabalhos para guardar o material e alguma sobra, perceberam que ficou um frasco com uma dose no refrigerador e além desse outro frasco, que teria sido o último utilizado, com cerca de 1 uma dose e meia de vacina.”

A nota também garante que o setor procurou pessoas para aplicar esse remanescente de doses, já que os frascos não são fracionados, mas todos que foram consultados ou já haviam tomado a 1ª e até mesmo a 2ª dose.

Como era final de semana e mesmo que bem acondicionadas, as vacinas tem recomendação de uso entre 6 a 8 horas após a abertura do envase, isso também impossibilitou o reaproveitamento.

A prefeitura garante que não houve intenção na ação dos agentes e que esse não é um problema que acomete somente uma única cidade, pois devido a alteração da dispensação da vacina em frascos com mais de uma dose para facilitar a logística, mesmo que se busque evitar sobras, por vezes se torna impossível realizar a medida, pois o primordial é realizar o atendimento.


Fonte: ND+