Site icon Barriga Verde Notícias

Curtas-metragens de Chapecó são selecionados para festival de cinema sul-americano

Hipopótamo, curta-metragem de ficção, é um dos selecionados do Festival Assimetria (Foto: Rafael Souza/Divulgação)

Dois filmes de curta-metragem chapecoenses foram selecionados na 4º edição do Festival Universitário de Cinema e Audiovisual – Assimetria, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com acesso gratuito, o evento acontece de forma on-line, pelo YouTube, e segue até o dia 25 de junho.

Foto: Reprodução

“Atos Criativos”, dirigido por Eduardo Ceretta, e “Hipopótamo”, dirigido por Taulan Cesco, egressos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, são os filmes selecionados. Ambos concorrem na Mostra Competitiva, nas categorias de Melhor Curta-metragem Universitário e de Melhor Direção, além do Prêmio do Júri Popular.

Com duração de 16 minutos, o documentário “Atos Criativos” explora através da metalinguagem as diferentes concepções do “fazer artístico” por meio de depoimentos de cinco artistas regionais. O curta foi realizado em 2020 por estudantes dos cursos de Produção Audiovisual e Jornalismo da Unochapecó.

Atos Criativos é dirigido por Eduardo Ceretta. Neste documentário metalinguístico, narrado pelo sociólogo Deleuze, cinco artistas regionais refletem sobre criatividade e o fazer arte.

Hipopótamo” é um filme de ficção que narra de forma poética o término do relacionamento de um casal homoafetivo. O curta tem cerca de 11 minutos de duração e foi produzido na Pós-graduação em Cinema e Realização Audiovisual, também da Unochapecó, em 2019. Além disso, em abril deste ano, o filme foi selecionado oficialmente para a 2ª edição do Hilltop Film Festival of Diversity and Inclusion, festival universitário realizado no Alabama (EUA).

Hipopótamo é um filme de Taulan Cesco. Bento está prestes a se mudar da cidade de onde nasceu. A viagem para o novo país é o seu maior sonho desde a faculdade, mas algo o faz resistir ao adeus. Ao menos, fazia.

Deixe “joinha” no vídeo

Nesta edição do Festival Assimetria, que tem como objetivo promover a cultura local, nacional e sul-americana, incluindo filmes brasileiros e de países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, a votação do Júri Popular será diferente. Os 29 curtas-metragens estão disponíveis em uma playlist no canal do YouTube “Festival Assimetria”, e a votação será atrás de “likes” (curtidas) nos vídeos. Desse modo, os filmes que contabilizarem mais “curtidas” receberão o prêmio. Já no caso das troféus entregues pelo Júri Oficial, os votos são dados por uma comissão de profissionais da área, criada pela organização do evento.

O Festival Assimetria também conta com apoio do Laboratório VIS, LabArt, CAL, Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArt) da UFSM, Cineclube da Boca, TV OVO, Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, Departamento de Artes da UFSC, curso de Cinema da UFSC, Cine Paredão e Cineclube Rogério Sganzerla.