Site icon Barriga Verde Notícias

Covid-19: SC orienta que grávidas e puérperas que tomaram 1ª dose da AstraZeneca recebam 2ª de outro fabricante

Foto: freestocks.org / Pexels

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) emitiu uma nota técnica nesta sexta-feira (23) com orientações para grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) em relação à vacina contra a Covid-19.

De acordo com o documento, pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca e estejam grávidas ou no período de até 45 dias após o parto na hora de receber a segunda dose, devem, preferencialmente, ser imunizadas com a vacina da Pfizer. Caso isso não seja possível, devem ser vacinadas com a CoronaVac.

Se já houver passado o período de 45 dias após o parto, a segunda dose deve ser feita com a AstraZeneca.

A orientação segue uma autorização dada ainda nesta sexta pelo Ministério da Saúde.

Para as grávidas e puérperas que ainda não foram imunizadas, a orientação da Dive é que recebam apenas vacinas da CoronaVac ou Pfizer.

Comprovantes para vacinação

Gestantes e puérperas podem usar relatório médico, carteira de acompanhamento pré-natal, declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento do bebê para comprovar a situação na hora de se imunizar.

Além disso, a vacina contra a Covid deve ser prescrita pelo médico que acompanha a gestante ou puérpera.

Lactantes

Quem está amamentando e já recebeu a primeira dose, deve tomar a segunda do mesmo fabricante.

As lactantes que não foram imunizadas ainda devem receber doses apenas da CoronaVac ou Pfizer.

Suspensão da AstraZeneca para grávidas

Em maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão da vacinação de grávidas contra a Covid-19 com a vacina da AstraZeneca, o que foi seguido por Santa Catarina.

Isso ocorreu como medida de precaução, com base na indisponibilidade de estudos mais robustos relacionados à segurança de uso desta vacina para essa população.

Vacinação em SC

Até esta sexta, Santa Catarina havia aplicado a primeira dose em 3.396.537 pessoas, o que corresponde a 46,83% da população do estado. Desse total, 1.279.461 receberam também a segunda, o que representa 17,64% da população catarinense.

O estado registrou 1.100.959 infectados com a Covid-19 desde março de 2020. Desse total, 17.726 morreram.

 


Fonte G1 SC