O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Saúde informam neste domingo (7) que a previsão para o traslado do corpo do paciente de Chapecó, no Oeste catarinense, que estava em tratamento no Espírito Santo irá ocorrer na segunda-feira (8). A morte foi registrada no sábado (6) no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra.
A equipe da aeronave Arcanjo 2 deverá realizar o transporte de um paciente para tratamento no estado capixaba e ao retornar para Santa Catarina fará a repatriação.
Daniel Pegoraro, de 34 anos, trabalhava como caminhoneiro e foi o primeiro paciente com Covid-19 a ser transferido para seguir com o tratamento em outro estado. A transferência ocorreu na quarta-feira (3), depois de aguardar sete dias um leito especializado dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele deixa mulher e filha.
Familiares e amigos lamentaram a morte com homenagens feitas pelas redes sociais. “Hoje o céu deve estar em festa, só agradecer pela pessoa maravilhosa que você Daniel Pegoraro era amoroso, querido pai e esposo amoroso carinhoso. Nunca vou esquecer de você 17 anos juntos vou te amar sempre. Muita saudade meu amor. Não acredito que você se foi”, disse a esposa Eliane Schmitz Pegoraro.
Primeiros sintomas e internação com a mãe
Segundo a esposa, Daniel sentiu os primeiros sintomas em 20 de fevereiro. Dias depois, 24 de fevereiro, foi internado na UPA do município que reside. Com uma piora rápida, na noite de sexta-feira (26) os médicos decidiram que ele precisava ser entubado, o que ocorreu na própria UPA. Ao lado dele, estava a mãe, também com Covid-19 (veja foto acima).
A transferência foi feita pelo Arcanjo 2 do Corpo de Bombeiros Militar. A aeronave partiu de Florianópolis em direção ao Oeste. Depois de buscar Daniel, o voo partiu em direção ao Espírito Santo.
A mãe de Daniel, Margarida Pergoraro, de 73 anos, segue com o tratamento contra o coronavírus. Segundo a família, até às 20h de domingo (7), ela segue internada em Chapecó a espera de um leito de UTI.
Outros pacientes
Outros três pacientes de Santa Catarina continuam internados no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves. Está prevista também a transferência de outras 11 pessoas de Santa Catarina que esperam por leitos de UTI. Por causa da gravidade do estado de saúde deles, as viagens são individuais. As transferências foram realizadas envolvendo os governos estaduais.
Transferência de pacientes
Na noite de domingo (7), o desembargador Paulo Afonso Brum Vaz, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, derrubou a decisão que havia determinado a transferência imediata dos pacientes na fila de espera por leitos clínicos do Oeste catarinense pela União.
A ordem derrubada foi expedida pela juíza federal substituta Heloisa Menegotto Pozenato, da 2ª Vara Federal de Chapecó. O pedido partiu do Ministério Público Federal, do Estadual e do Trabalho, e ainda estipulava um prazo para as medidas, com aplicação de multa para caso de descumprimento.
Fonte: G1