Site icon Barriga Verde Notícias

Coordenador da Defesa Civil fala sobre novo ciclone em SC

(Foto: Felipe Carneiro / Arquivo pessoal)

Depois de o ‘ciclone bomba’ causar danos em mais de 150 cidades de Santa Catarina e deixar 10 mortos com ventos que ultrapassaram os 130 km/h, a preocupação com a formação de um novo ciclone no Estado nesta semana é quanto às chuvas.

De acordo com Frederico Rudorff, coordenador de monitoramento de alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, as regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí estão em observação e podem sofrer com alagamentos e deslizamentos entre esta terça (7) e quarta-feira (8). Também há chance de inundações.

– A nossa maior preocupação nesse período do ciclone e do processo de formação é a questão da chuva. A gente já tem uma observação para a possibilidade de chuva volumosa do Oeste ao Litoral Sul. Há risco de alagamentos, deslizamentos e chance pequena de inundações – comentou Frederico Rudorff.

Ainda de acordo com ele, a possibilidade de ventos fortes não preocupa no momento. Quanto à chuva, a previsão é que os volumes se aproximem dos 100 milímetros. Ela deve começar durante a noite desta segunda-feira (6) e seguir durante madrugada e a terça.

– A recomendação é que as pessoas que residem em área de risco para alagamentos e deslizamentos estejam atentas à previsão do tempo e aos alertas da Defesa Civil – reforçou.

Para receber os alertas da Defesa Civil por mensagem de texto no celular, é necessário enviar um SMS para o número 40199, contendo apenas no corpo do texto o CEP da residência. De acordo com Frederico Rudorff, em Santa Catariana atualmente 500 mil celulares estão cadastrados para receber os alertas emitidos pelo órgão.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos:

– Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;

– Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

– Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões

Deslizamentos de terra:

– Fique atento aos seguintes sinais: inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência, aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Vendavais:

– Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;

– Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;

– Na praia, jamais fique na água.

Fonte: NSC