Site icon Barriga Verde Notícias

Consumo de carne suína aumenta durante a pandemia

Foto: Prefeitura de Capão Bonito

A carne suína tem ganhado cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. O consumo no país aumentou 80% no ano de 2020, em comparação com 2019, segundo dados levantados pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). Para o presidente do Instituto Nacional de Carne Suína e Associação das Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina, Wolmir de Souza, a demanda pelos pratos a base de carne suína deverá se manter em alta.

> Clique e receba essas e outras informações de Santa Catarina no Whatsapp

“Não tenho dúvida que estamos começando um processo de crescimento e deverá ser ampliado. Precisa ser considerado o trabalho e empenho da divulgação do marketing da carne suína, com o desenvolvimento de novos cortes, de novos pratos e produtos fazendo com que o consumidor tenha acesso e leve para sua mesa a carne suína para o seu dia a dia. Além disso, o preço tem disso um diferencial, pois ela está mais acessível que a carne bovina, que é a concorrente direta.” Comentou Wolmir.

Com o aumento da demanda nos açougues e supermercados, Wolmir afirmou que ainda é preciso trabalhar para que o produtor tenha alta nos rendimentos.

“A grande maioria dos produtores trabalham no modelo integrado, onde a produção é da agroindústria. Há um vasão e facilidade de negócios com o fluxo rápido da entrada e saída de animais e o equilíbrio da cadeia. Nem sempre tem representado um aumento considerável nos ganhos, pois a grande parte da matéria prima é da própria agroindústria. Para o setor independente, precisamos buscar um ponto de equilíbrio, pois com o aumento do consumo terá uma maior competividade e por consequência o aumento da lucratividade”, explica.

 


Informações Rádio Centro Oeste