Site icon Barriga Verde Notícias

Conselho da UFSC vota novas medidas para retomada, mas calendário de aulas segue indefinido

Universidade já definiu que irá retomar as aulas, inicialmente, em formato à distância(Foto: Diorgenes Pandini / Arquivo NSC)

O segundo dia de votação sobre a retomada das atividades na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terminou sem uma definição sobre o calendário de volta às aulas na instituição. O Conselho Universitário se reuniu nesta segunda-feira (20) para continuar a votação que começou na sexta-feira (17) e avançou em questões técnicas sobre o funcionamento da UFSC na pandemia.

Das 95 sugestões que compõem o projeto de retorno das atividades da universidade, o Conselho já votou 71. Os últimos pontos, entre eles o aguardado calendário das aulas de graduação e pós-graduação, deverão ser analisados nesta terça (21), a partir das 9h.

” Foi mais um dia intenso e, até, cansativo. Mas estamos trabalhando com responsabilidade, seriedade e abrindo espaços para todas as manifestações. O Conselho já avançou bastante para aprovar um documento que seja o mais representativo possível” destacou o reitor Ubaldo Cesar Balthazar.

Durante a manhã, o Conselho decidiu não permitir a condensação de disciplinas obrigatórias no recesso escolar para a graduação. Também foi definido que os cursos poderão oferecer disciplinas práticas e teórico-práticas, preferencialmente de forma remota. Para realização da parte prática, todos deverão obedecer às orientações científicas e epidemiológicas.

Alunos prestes a se formar, cuja conclusão de curso dependa do cumprimento de apenas uma disciplina obrigatória, poderão solicitar à coordenação do curso que ela seja oferecida. O Conselho Universitário também debateu a respeito dos estágios obrigatórios e não-obrigatórios, a manutenção de bolsas, os planos de ensino, entre outros temas. 

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!

No período da tarde, foram aprovados artigos sobre o ensino da pós-graduação, que acompanhou a maioria das decisões anteriores. Uma delas diz respeito à disponibilização de bibliografias em formato digital que estejam disponíveis na Biblioteca Universitária ou que sejam fornecidos pelos docentes. Diferentemente do que foi aprovado para a graduação, os programas de pós-graduação poderão condensar no recesso escolar as disciplinas obrigatórias canceladas em função da pandemia.

O conselho universitário é formado por representantes de todos os centros de ensino, dos técnicos, professores, alunos e também representantes da sociedade civil organizada. Todos os detalhes da votação desta sexta-feira estão disponíveis no site da UFSC.

Fonte: NSC