Site icon Barriga Verde Notícias

Com vento acima de 100km/h, SC tem estragos provocados por ‘derecho’; entenda

Telhado arrancado pelo vento em Campos Novos — Foto: Allan Borges/NSC TV

Um fenômeno chamado de derecho provocou os estragos em Campos Novos, no Oeste catarinense, na quinta-feira (24), informou a Defesa Civil. Trata-se de um tipo de linha de instabilidade que se formou. A força do vento em um derecho pode provocar danos comparáveis a um tornado, conforme o órgão.

As fortes rajadas de vento provocaram destelhamentos de casas, danos em estruturas de metal de barracão e tombamento de caminhão em Campos Novos (veja abaixo mais detalhes).

De acordo com a Defesa Civil, o derecho, do espanhol “direito”, formou-se durante a passagem de uma frente fria combinada com outros sistemas meteorológicos, como o forte fluxo de ventos quentes e úmidos vindo de Noroeste.

Um derecho é uma tempestade de vento em linha reta, que pode de estender por até 400 quilômetros e percorrer longas distâncias. O fenômeno está associado a um grupo de fortes tempestades que provocam ventos acima de 100 km/h.

Em Campos Novos, segundo a Defesa Civil, a velocidade máxima do vento registrada até 10h de quinta foi de 108 km/h.

Estragos

 

Caminhão tombou com a ventania em Campos Novos — Foto: Allan Borges/ NSC TV

Em Campos Novos, de acordo com os bombeiros, pelo menos 11 famílias procuraram a corporação para buscar lonas por conta do destelhamento das casas.

Segundo relato dos moradores aos bombeiros, foram registrados estragos nos bairros Nossa Senhora da Aparecida, São Sebastião, Ernesto Zortea e São Sebastião. Na SC-284, na região do distrito do Ibicuí, os bombeiros fizeram o corte de uma árvore que caiu na rodovia.

Caminhão tombou com a força do vento em Campos Novos — Foto: Fábio Machado/ Simpatia FM

Chuva causou prejuízos em Campos Novos — Foto: Fábio Machado/ Simpatia FM

Uma das ocorrências envolveu a cobertura de um barracão, que foi arrancada com a ventania e atingiu uma residência. A corporação informou que houve danos materiais e ninguém foi atingido pelos escombros (veja foto acima).

Em um posto de combustível localizado na BR-282, um caminhão que estava no estacionamento tombou. Outro posto que fica na Avenida Presidente também houve registro de prejuízos.

Cobertura de posto de combustível foi arrancada com as fortes rajadas de vento em Campos Novos — Foto: Allan Borges/ NSC TV

A chuva também provocou quedas de árvores nas áreas urbana e rural, atingindo aviários e barracões de produtores rurais.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da prefeitura trabalharam na distribuição de lonas, remoção dos galhos e liberação de vias.

Queda de árvore atingiu carro em Campos Novos — Foto: Allan Borges/ NSC TV

Banheiro de casa destelhada em Campos Novos — Foto: Allan Borges/NSC TV

Forro de casa é danificado em Campos Novos — Foto: Allan Borges/NSC TV

Previsão do tempo

Segundo a Defesa Civil, há chances de temporais e chuva volumosa nesta sexta (25), principalmente nas áreas mais próximas ao Paraná. Podem ocorrer alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Mapa de Santa Catarina mostra locais em que há mais chance de temporais nesta sexta — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Pela previsão, a chuva deve começar na região Oeste e se estender ao longo do estado durante a tarde e noite. Os temporais podem ocorrer porque a frente fria que atuou no estado na quinta continua em Santa Catarina nesta sexta.

A Defesa Civil divulgou orientações sobre como agir em caso de confirmação do mau tempo. Você pode pedir ajuda pelo telefone 199.

Em caso de alagamentos:

  • evitar entrar em contato com a água
  • evitar dirigir em locais alagados
  • evitar transitar por pontes submersas
  • atenção com crianças próximas a rios e ribeirões

Quando há risco de deslizamentos de terra, fique atento a:

  • inclinação de postes e árvores
  • movimento de terra ou rochas próximos a sua casa
  • rachaduras em muros ou paredes

 


 

Fonte: G1