Site icon Barriga Verde Notícias

Coluna: Inquietações

A Política do Lavajatismo

A operação Lava Jato abriu, pela primeira vez, um precedente real para limpeza do país. Empresários e políticos corruptos sentiram de perto o frio soturno das barras de ferro de uma porta de cadeia. O colarinho branco sujou-se de ferrugem…

Formada a onda, o eleitor depositou o voto nessa esperança achando que estaria tudo resolvido…

O Sistema, com sua moral líquida e urgente por salvação, apoderou-se de quase tudo que está fora do executivo, criando leis e judicializando qualquer decisão “extremista”. Nem os espirros escaparam…

No contra fluxo, os defensores de medidas mais enérgicas são chamados de “extremistas” pelos lavajatistas da nova esquerda. Ao que parece, para esse pessoal, a Lava Jato apenas está servindo de força política para retirar do caminho as “sequoias do passado”. A new left pede passagem…

Muito dos ditos “ataques” às instituições foram feitos por cidadãos que ainda enxergam na continuidade da Lava Jato, a única força moralizadora nos altos escalões…

Sem a pressão causada pelas redes sociais, o Sistema possui todos os amparos legais e aparelhamento para, enfim, não apenas acabar com a Lava Jato, mas também anular condenações. O que, de fato, já está em curso…

Mas, como sempre, o vilão será sempre o mesmo! Para “salvar” o país, a nova esquerda já prepara candidatos, “limpinhos” e com o selo Globo de credibilidade…

Não podemos deixar de apoiar o que a operação fez de correto, embora seu uso político seja evidente, promovendo proteções estranhamente seletivas. Nesse jogo de espelhos, é difícil identificar quem de fato está defendendo o bem comum e quem está operando em causa própria.

Pense simples: quem efetivamente está sendo perseguido? Quem está sendo protegido e beneficiado? Não é difícil de imaginar o que está acontecendo…

Quando o resultado político depende de algo tão raso quanto ser culpado ou não, algumas coisas se procuram…

Outras se procuram não achar…

Guilherme Menegon Giesel
Gaúcho, Chapecoense por escolha, cientista inacabado e um entusiasmado por empreendedorismo.