Site icon Barriga Verde Notícias

Coluna | Economia às Avessas | Mais abacates, Menos automóveis

Coluna Economia às Avessas - Juliano Luis Fossá - Foto: Barriga Verde Notícias

Guedes / Bolsonaro os trapalhões da economia

Olá amigos leitores, depois de um período distante da coluna Economia às Avessas aqui do Barriga Verde Notícias por motivos pessoais, retorno com opiniões sobre aspectos gerais da economia local, nacional e internacional. Isto posto, semanalmente irei trazer à tona as principais questões em destaque.

1 – Horas após a eleição presidencial em 2018, em sua primeira entrevista, Paulo Guedes iniciou desnecessariamente um ataque pejorativo quanto as relações comerciais entre Brasil e Argentina. O ministro estabelece uma estratégia equivocada em se tratando de perspectivas econômicas;

2 – Em maio de 2019, o Presidente Bolsonaro comemorou acordo de abertura comercial do abacate com a Argentina. Apesar de ser interessante para os produtores nacionais, as exportações do produto não interferem em praticamente nada em nossa balança comercial. O presidente na época legitima o que ele mesmo assume, que não entende de economia.

3 – Há poucos dias a montadora Norte Americana FORD, anuncia que deixará o país culminando no desligamento de milhares de empregos diretos e indiretos. E nas voltas que o mundo dá, para vexame de nossa política econômica liderada por Guedes, a FORD anuncia investimentos na ordem de US$ 580 milhões (em torno de R$ 3,5 bilhões).

4 – Em momentos de crise econômica, o ministro da economia se mostra limitado aos seus antigos conceitos neoliberais e não consegue encontrar saídas para geração de emprego e renda em nosso país.

5 – Antes pelo contrário, tanto o Ministro Guedes como o presidente Bolsonaro não estão sendo capazes de desenvolver um plano de recuperação econômica.

6 – Que trapalhada. O Ministério da Saúde esqueceu de acertar com o Governo da Índia a compra das 2 milhões da Oxford/AstraZeneca. Plotaram o avião, anunciaram na mídia, geraram esperança no povo brasileiro. Na iniciativa provada seria demissão dos responsáveis por esta fanfarrice.

7 – Falando em políticos. Após apoiar o governador com voto para permanência do mesmo, o bacharel em direito e deputado Altair Silva assume a Secretaria de Estado da Agricultura. Chapecó e o Oeste ficam com um deputado a menos na ALESC, mas ganha um secretário de Estado. Esperamos que Altair possa agregar e não decepcionar.

8 – No setor agroindustrial, segundo o colunista Lauro Jardim, a China havia restringindo as exportações de suínos da unidade da Aurora de Chapecó/SC em função de casos de COVID-19 entre seus colaboradores. Não tenho dúvidas da qualidade, credibilidade e responsabilidade da Aurora Alimentos quanto ao seu processo produtivo.

9 – Em Chapecó a estratégia do prefeito João Rodrigues parece estar sendo de gerar um “impacto inicial”. Se continuar desta forma em todos os anos de sua gestão quem agradece é a população e a economia local. O prefeito João Rodrigues em sua campanha garantiu a realização de grandes obras, se realizadas devemos reconhecer, se não cumpridas devemos cobrar.

10 – Uma dica neste início de ano é evitar gastos desnecessários. Muitas são as despesas neste período, evite gastar hoje o que vais receber amanhã. Só compre o que pode pagar.

 

Abraço da semana –  Ao amigo Evandro da Mecânica  Podium Race do bairro Palmital.

 

Juliano Luiz Fossá

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (UNOCHAPECÓ), Pós-Graduado Lato Sensu em Gestão Universitária (UNIVALI) / Pós-Graduado Lato Sensu Gestão Empresarial (UNOCHAPECÓ), Bacharel em Ciências Econômicas (UNOCHAPECÓ).

 


A opinião de nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do veículo.