Atingindo metas através do foco – As 4 Disciplinas da Execução
O 4DX (4 Disciplines of Execution / As 4 Disciplinas da Execução) é uma metodologia criada pela empresa multinacional FranklinCovey, especializada em melhoria de performance, e este método tem como objetivo ensinar a executar as metas mais importante de uma organização em frente a distrações e diversas prioridades operacionais.
Um estudo realizado em 2013 pela PMI (Project Management Institute) e a The Economist, aponta que 44% dos planejamentos estratégicos implementados pelos Executivos Globais entrevistados não obtiveram o êxito esperado. Esta porcentagem nos mostra a dificuldade existente na execução do planejamento, e baseado nos obstáculos da execução, o 4DX pode ser uma solução.
A metodologia consiste em 04 ações que demandam disciplina para seu funcionamento, ou seja, por mais que os tópicos pareçam simples de se fazer, não são fáceis de serem implementados na cultura da empresa, pois exige comprometimento, adaptação e mudanças de comportamento.
As 04 disciplinas são:
- Foque no crucialmente importante:
É necessário que você foque em menos objetivos para alcançar mais.
A ideia é que você tenha entre 01 ou 02 Meta(s) Crucialmente Importante(s), ou seja, aquele objetivo que é de extrema importância para sua organização e que quando alcançá-lo fará uma mudança significativa e positiva. Logo, é necessário que estreite o seu foco para essas metas cruciais para que as alcance, ao invés de ter “diversas pequenas” metas e não conseguir executar todas.
“Sempre há mais boas ideias do que a capacidade de executá-las”
- Atue nas medidas de direção:
Independente de qual seja o seu objetivo, é necessário mensurá-lo!
O livro aponta que existem dois tipos de medidas de mensuração: A histórica, aquela que é possível medir o desempenho após o seu encerramento, como exemplo: faturamento e lucro. A segunda medida é a de “direção”, que diferentemente da histórica, ela serve para mensurar as atividades diárias que nos levam a alcançar a medida histórica; através da medida de direção podemos prever e remediar o resultado final (histórico).
- Mantenha um placar envolvente As medidas precisam ser vistas! Se uma equipe não consegue enxergar o seu progresso, tampouco terão vontade de cumpri-los!
- Crie uma cadência de responsabilidade Além da importância de delegar as tarefas para que não haja sobrecarga, é necessário acompanhá-las frequentemente para entendermos o progresso além do placar. O que a metodologia recomenda são reuniões semanais (ou diárias) com uma temática única: Discutir erros, acertos, progressos e próximos passos da MCI (Medida Crucialmente importante).
E aí? Já conhecia a metodologia? Quer saber mais sobre?
Recomendo a leitura: As 4 Disciplinas da Execução – Chris McChesney. Sean Covey, Jim Huling e Bill Moraes
Referências:
– As 4 Disciplinas da Execução – Chris McChesney. Sean Covey, Jim Huling e Bill Moraes
– <https://blog.ipog.edu.br>
José Eduardo Carneiro Domingos dos Santos
Acadêmico de Administração
Co-fundador da Educere – Cursos e Treinamentos